TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mãos de vida

Por:   •  26/3/2017  •  Artigo  •  4.765 Palavras (20 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 20

FILOSOFIA E SAÚDE – UMA REFLEXÃO ACERCA DO PROJETO MÃOS DE VIDA COM UMA ABORDAGEM AO PÓLO TERAPÊUTICO

                                                                                                                                                                                         

RESUMO

Este artigo tem como objetivo relatar vivências e práticas de trabalho com abordagem ao polo terapêutico. Foram realizadas duas entrevistas de duas acadêmicas e bolsistas do curso de enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, o qual participam do projeto de extensão “Mãos de Vida”. Após as entrevistas foram selecionados 13 artigos para maior exploração teórica do assunto escolhido. O polo terapêutico escolhido para abordagem foi o “Projeto de Extensão Mãos de Vida: Humanização da saúde no atendimento e a pessoas, homens e mulheres, com câncer de mama”. Foram utilizadas questões para abordagem transdisciplinar sobre o conhecimento de como essas práticas realizadas pelo projeto são planejadas, discutidas e implementadas, relatando o impacto dessas ações sobre o público alvo atendido, como também aos que são formadores do projeto “Mãos de Vida”.

Palavras chaves: Transdisciplinaridade. Humanização. Espiritualidade. Redes de Apoio.  

PHILOSOPHY AND HEALTH - A REFLECTION ABOUT THE HANDS OF LIFE PROJECT WITH AN APPROACH THE THERAPEUTIC POLE

ABSTRACT

This article aims to report experiences and work practices with a therapeutic pole approach. Two interviews were carried out by two scholars and scholarship students from the University of Vale do Itajaí - Univali, who participate in the "Hands of Life" extension project. After the interviews, 13 articles were selected for a more theoretical exploration of the chosen subject. The therapeutic pole chosen to approach was the "Hands-on Extension Project: Humanization of health care and to people, men and women, with breast cancer." We used questions for a transdisciplinary approach on the knowledge of how these practices carried out by the project are planned, discussed and implemented, reporting the impact of these actions on the target audience served, as well as those who form the "Hands of Life" project.

Keywords: Transdisciplinarity. Humanization. Spirituality. Support Networks.

 INTRODUÇÃO

        Diante do diagnóstico de câncer, que é o nome dado à doença que tem a característica do crescimento celular desordenado das células que acometem algum órgão ou região do corpo, podendo ser maligno ou não. O Câncer mamário ocorre, principalmente após os quarenta anos, em homens e mulheres, embora nos últimos anos observou-se a incidência em pessoas mais jovens. (Carvalho, 2012).                                                        

        O prognóstico do câncer depende do estágio que é descoberto a doença e do tratamento aplicado, muitas vezes tendo como último recurso, a mastectomia parcial e até total. Tal procedimento é considerado como uma forma brutal de tentativa de sobrevivência. Esta terapêutica, além das consequências patológicas, remete o ser acometido por ela há uma incapacidade de manter a percepção integrada e completa de si mesmo. A mama é sinônimo, para as mulheres, da identidade feminina, do papel de mãe e de sexualidade ligadas à projeção da imagem e à autoestima. O cuidado às pessoas, deve ser, não somente físico, mas também ao psicossocial, objetivando melhor compreensão, adaptação e aceitação da autoimagem.  (CARVALHO, 2012).

        A alteração da autoimagem, acarreta um trauma físico, emocional e social nas pessoas, influenciando negativamente no resultado do tratamento inicial ou final do câncer, nesse sentido evidenciou-se a necessidade de apoio à esse público, onde fossem vistos, não como instrumento de uma patologia, mas sim com a complexidade de seu Ser e toda a integralidade de suas relações, o Projeto Mãos de Vida é uma Rede de Apoio que realiza suporte através de atividades multidisciplinares.

O início do projeto foi uma ideia da profª. Dra. Maria Glória Dittrich no final de 2010, juntamente com a Enfermeira Clarice Spchet. No início de 2011 um grupo de professores da área da saúde criou o “Projeto de Extensão Mãos de Vida: Humanização da saúde no atendimento às pessoas, homens e mulheres, com câncer de mama”, em parceria com diversos cursos do Centro de Ciências da Saúde, para atendimento da rede pública, em virtude do avanço desse problema mundial que é o câncer de mama. Esse espaço do projeto é onde ocorre o encontro de pessoas e vidas com o mesmo problema, acontece troca de experiências e saberes, informações sobre a evolução e a prevenção da doença.

O Projeto Mãos de Vida proporciona um acolhimento ao paciente em primeiro momento, como conta com a ajuda da equipe multidisciplinar de forma harmônica, e assim poder oferecer total apoio e suporte nesse momento tão fragilizado do ser humano, fazendo com que seus familiares também interatuem juntamente com o projeto para o seu bem-estar. É um grande desafio atuar e ter êxito no decorrer do cuidado de uma pessoa com câncer de mama e conseguir atender toda a área biopsicossocial do indivíduo, assim sendo, a filosofia está inserida nesse contexto pois está presente no dia-a-dia o tempo todo sem percebermos, a perspectiva filosófica é ampliar o conhecimento sobre a doença e o ser humano nesse âmbito, estudando os próprios instrumentos que usamos para pensar, na formação da realidade.

OBJETIVO GERAL

Conhecer a abordagem do projeto Mãos de Vida por uma visão de dois profissionais bolsista, enfatizando a contribuição dessa rede de apoio na vida de mulheres vítimas de câncer de mama.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer o projeto Mãos de vida, compreender como o projeto contribui na vida de mulheres com câncer, identificar algumas práticas alternativas vinculadas ao projeto, compreender como as mulheres com diagnóstico de câncer de mama melhoram o quadro da doença quando as relacionam com o cuidado dessa rede de apoio.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo bibliográfico cuja trajetória metodológica que foi percorrida apoiou-se nas entrevistas com bolsistas do projeto, leitura exploratória e seletiva de artigos bem como a revisão integrativa do mesmo. O levantamento bibliográfico propriamente dito foi realizado através do Projeto Mãos de Vida o qual as bolsistas foram entrevistadas na Universidade do Vale do Itajaí em dias marcados com as mesmas. Após o levantamento das entrevistas, realizou-se a leitura exploratória do material encontrado. Com essa leitura, pode-se obter uma visão ampla do material para selecionar o que era de interesse para elaboração deste artigo. Em seguida, efetuou-se a leitura seletiva, a qual permitiu determinar qual material bibliográfico realmente era de interesse desta pesquisa, e finalmente foram selecionados 13 artigos para aprofundamento teórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com