TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  8/4/2015  •  Bibliografia  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Visão Sistêmica

Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas (TGS), ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo, é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas. Foi desenvolvida devido a necessidade de explicações complexas da ciência.

Pode-se definir a Visão Sistêmica, como o olhar que permite enxergar de modo claro cada processo e cada negócio. É a visão do todo, buscando a excelência naquilo que diz respeito à organização, tanto no que se refere às coisas tangíveis (produtos, por exemplo) quanto intangíveis (marca, imagem, talentos), contemplando todas as partes interessadas. Como a compreensão de que as empresas são composições de sistemas, entende-se a organização como um sistema integrado, inclusive à sociedade.

Sistema Aberto

. O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução, naturalmente sob certas condições ambientais, a organização conduz ao seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas, e estruturas. Dessa forma o sistema aberto tem como suas principais componentes:

- Insumos: cosntituem a energia importada para o funcionamento do sistema recursos materiais, humanos, financeiros e tecnológicos.

- Processamento: internamente em uma organização, tem que ter um tipo de estruturação ou “arrumação” que permite transformar os insumos recebidos em algo desejável e esperado no ambiente.

- Exsumos: após processados os insumos, são transformados em um produto ou exsumo, que também é colocado no ambiente.

- Entropia: os sistemas físicos, fechados, estão sujeitos à força da entropia que aumenta até chegar num ponto que para o sistema.

-Homeostase: sendo o oposto da entropia buscando soluções para o sistema

-Retroalimentação: o sistema reajusta sua conduta, em função do desempenho.

- Decomposição do sistema em subsistema: uma hierarquia dosa componentes do sistema.

“ Um sistema é uma rede de componentes interdependentes que trabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo dos sitema; um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem objetivo não existe sistema “ W. Edwards Deming, em seu livro ( A nova Economia para a Indústria, o Governo e a Educação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com