TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Filosófico

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Farmácia.

Aluno:  Rafael Viana Calazans Maia        

Disciplina: Metodologia científica 2018.1

Conhecimento é uma palavra derivada do latim cognoscere, "ato de conhecer”, ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência.

O conhecimento é inerente a evolução humana e ocorre naturalmente, através da necessidade de sobrevivência, sendo ele adquirido através de fontes, sensações, percepções, imaginação e memória.

Segundo Lakatos e Marconi (2000) o conhecimento é comumente subdividido em quatro categorias, Empírico, Cientifico Filosófico e Teológico.

Conhecimento Empírico:

Também chamado de conhecimento popular ou comum, o conhecimento Empírico foi somado desde o começo dos tempos. Foram as experiências vividas que formaram esse conhecimento, sem nenhum estudo ou verificação foram implementados na sociedade. Neste tipo de conhecimento não há uma preocupação em refletir criticamente sobre o objeto em observação, limitando-se apenas à dedução¹.

Conhecimento Teológico:

É o conhecimento relacionado ao misticismo, à fé, ao divino, ou seja, à existência de um Deus, seja ele o Sol, a Lua, Jesus, Maomé, Buda, ou qualquer outro que represente uma autoridade suprema. O Conhecimento teológico, de forma geral, encontra seu ápice respondendo aquilo que a ciência não consegue responder, visto que ele é incontestável ou dogmático, já que se baseia na certeza da existência de um ser supremo (Fé).

Conhecimento Cientifico

 Pode ser considerado a soberania do conhecimento, pois é baseado em pesquisas e descobertas, este conhecimento nos rodeia está na construção de prédios, em fármacos, nos computadores.

O conhecimento cientifico só é possível através de estudo e experimentação, a comprovação deve necessariamente existir e deve seguir um método, partindo de uma por uma teoria evoluindo para um estudo iniciando uma experimentação e obtendo-se um resultado. Podemos então defini-lo como metódico e sistemático         

Conhecimento filosófico

Segundo Trujillo, (1974: 12) O conhecimento filosófico é valorativo, baseia-se em hipóteses, que não podendo em sua maior parte serem submetidas à observação.

A filosofia não é uma ciência propriamente dita, mas está fundamentada em um tipo de saber que tem como objetivo desenvolver no indivíduo a capacidade de raciocínio lógico e de reflexão crítica, sem delimitar com exatidão o objeto de estudo.

Bibliografia:

https://www.diferenca.com/conhecimento-empirico-cientifico-filosofico-e-teologico/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com