TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futuro da Humanidade

Por:   •  23/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

Aluno:Ricardo Virtuoso da Silva

Matricula:6005725

DATA DE ENTREGA: 11/04/2018

ENUNCIADO:

Interpretação da obra de Augusto Cury - "O Futuro da Humanidade"


ORIENTAÇÕES DE COMO CONSTRUIR A ATIVIDADE:

1) leia o livro de Augusto Cury "O Futuro da Humanidade"

2) Responda ao que se pede:

a) Descreva o que você entendeu do livro " O futuro da Humanidade" 

Durante toda a trama, Marco Polo, o protagonista, procura resgatar pessoas emocionalmente debilitadas e que vivem à margem da sociedade, ensinando-as a valorizar-se, inserindo-as aos poucos na sociedade dita “normal”. Marco Polo procura mostrar aos outros, que no campo das emoções não existem verdades absolutas, tudo é relativo. Com ideias revolucionárias e inovadoras, Marco Polo procura questionar o diagnóstico e o tratamento das doenças da alma. Aprendi muito com essas experiências!

b) Qual a associação que você faz desse livro com a Disciplina Saúde, Educação e Sociedade?

A obra faz um confronto entre Psiquiatria e Psicologia, mostrando que ambas têm a mesma importância no tratamento do doente Psiquiátrico, sendo que uma complementa o sentido da outra. O autor deixa bem claro que qualquer pessoa pode desenvolver doenças psíquicas, porém a maneira como esta se manifestará em cada um, dependerá muito de como este individuo se preparou emocionalmente para os embates da vida. Para o autor, a maneira como o individuo encara a vida os elementos que o mesmo elege como importantes para a sua felicidade, são fatores determinantes para que o individuo  possa ou não ser plenamente feliz e contribuir decisivamente para o futuro da humanidade.  Na Saúde, Educação e Sociedade ,vamos trabalhar com essa realidade que são os problemas psicológicos !

c) Qual a associação que você faz deste livro com a profissão (Ciências Biológicas ou Educação Física) ou como profissional Biólogo/Profissional de Educação Educação Física? 

A doença psíquica não deve ser vista como algo estanque, que subsiste por si mesma, sendo necessária uma análise profunda sobre os fatores que a condicionam, como genética, meio ambiente.  Essa parte associasse com o biólogo e profissional de Educação de Física .

d) Cite 01 situação de risco descrita no livro e descreva de que forma o risco poderia ser minimizado.

Ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, fica chocado ao encontrar, em sua primeira  aula de anatomia, a triste cena de corpos sem identificação, estendidos sobre o mármore branco. 
O Jovem calouro de medicina não consegue aceitar a frieza com que os professores se referem aos corpos, dizendo que ali a identidade não importa, que aqueles corpos não têm nome, são mendigos encontrados mortos na rua sem identidade.  Essa é uma situação de risco que poderia ser evitada com a compreensão de um profissional equilibrado e ciente sobre relacionamento na sociedade!

 

e) A partir da leitura desse livro o que vocês levam de lição para suas vidas?

Uma excelente análise comportamental  dos  seres humanos, que perderam a sensibilidade, o amor ao próximo, a si mesmo. Hoje em dia só pensamos em nos dá bem em tudo, não damos valor as coisas simples da vida, não nos importamos com as outras pessoas. Um livro que nos estimula, e nos traz de volta à razão e o mais profundo sentimento de perda. Perda dos valores sentimentais, das pequenas coisas da vida, tais como: dizer um simples obrigado, bom dia, um sorriso e viver simplesmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com