TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto De Vida Ética Ou Éticas?

Por:   •  17/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE VIDA 

ÉTICA OU ÉTICAS?

Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para decidir três coisas da vida: quero, devo ou posso? Tem coisa que eu quero, mas não devo. Tem coisa que eu devo, mas não posso e tem coisa que eu posso, mas não quero. Base ética é quando aquilo que você quer, é aquilo que você pode e deve fazer. A ética seria a teoria sobre a conduta. A moral é a prática de uma ética específica. Exemplo: Tenho por princípio que não devo roubar ou furtar ninguém. Mas, um dia meu colega esquece uma carteira na sala de aula e a conduta minha de devolver ou não para ele a carteira é o ato moral. Ou seja, a prática do princípio ético que tenho. Se eu devolvo, a minha moral, é igual a meu princípio ético. Se não devolvo, minha moral, não é igual a meu princípio ético.

Cada instituição, seja uma empresa, um Estado ou uma igreja, por exemplo, possui seu código de ética próprio, particular? Repare que nem tudo o que se deve fazer em um contexto específico, como a escola, deve ser feito em tantos outros. E há também proibições que cabem a um, mas não a outro contexto social. As profissões costumam ter a sua ética específica, que rege a conduta do profissional enquanto no exercício de sua função. Nesses casos, trata-se de uma ética particular.  Veja este exemplo do Código de Ética Médica: “A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza”. 

Algumas qualidades são inquestionavelmente marcas de um profissional compromissado, excelente e ético. A honestidade, o compromisso com os prazos e horários, a cooperação com os seus pares, o respeito, a transparência, dentre tantos outros. Percebe como essas qualidades apontam para princípios éticos que podem ser considerados universais? Está claro que a prática dessas qualidades revela alguém que honra seus compromissos e respeita seus pares? Ao se reconhecer e aplicar princípios universais da ética, dá-se o primeiro e mais importante passo para se cultivar uma postura profissional exemplar. 

[pic 1]

Segundo o dicionário, compromisso é um trato acordado por uma ou diversas partes. Ou seja, uma obrigação que a partir do seu estabelecimento, torna-se um comprometimento social. A responsabilidade é justamente o valor que nos faz exercer nossos compromissos. É claro que desenvolver esses valores enquanto jovem, vão te fazer um profissional e uma pessoa melhor no futuro. O compromisso com os prazos, a responsabilidade com as tarefas e a autoconfiança que é gerada nesse processo, serão diferenciais na hora de entrar no mercado de trabalho.

Outros valores importantes no mundo de hoje são a proatividade e adaptabilidade. Mas o que essas palavras significam? Uma pessoa proativa é aquela que consegue agir antecipadamente evitando problemas futuros. A proatividade leva à superação de expectativas, pois oferece uma visão ampla das situações, auxiliando na resolução de problemas e na espontaneidade das ações. Essas iniciativas são tomadas quase sempre visando o longo prazo. Para isso, é necessário conhecimento e planejamento prévio.

Geralmente, uma pessoa que não possui o valor da proatividade é chamada de reativa. Ou seja, suas ações são, na verdade, reações baseadas nas atitudes de terceiros. A falta de iniciativa gera algumas características negativas, como por exemplo: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (107.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com