TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Religião? (Rubem Alves)

Por:   •  15/9/2019  •  Resenha  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

IPUC – Instituto Politécnico

 Departamento de Engenharia de Produção

 Curso de Engenharia de Produção

Unidade Barreiro

O que é Religião

Belo Horizonte

Setembro/2019

O que é Religião?

Perspectivas

Na perspectiva a religião é algo que vai mudando com o tempo. Novos rótulos foram surgindo e daí surgiram novos nomes. A religião passou a entrar em lugares onde antes não entrava e foi expulsa de lugares nos quais predominava.

Os símbolos da ausência

Percebe-se que em os símbolos da ausência religião é você entender que cada animal faz com que a natureza se adapte a ele. Porém o ser humano se adapta a natureza. Isso depende da sua criação, estilo de vida e quais valores ele tomara como exemplo.

O Exilio do Sagrado

         No exilio do Sagrado religião é tudo aquilo que foi passado ao decorrer dos anos. Toda história que nos foi deixada. Toda essa herança simbólica, que mesmo com suas vertentes nós dão conhecimento e ensinamentos para sabermos lidar com situações.

A coisa que nunca mente.

 Nesse capitulo é possível entender que a coisa que nunca mente é a religião. Mesmo que tenha um significado diferente para cada pessoa a religião é aquilo que nos direciona. A religião é uma intuição, e nenhuma pode ser edificada sobre o erro ou uma mentira.

As flores sobre a corrente

        É possível identificar que religião neste capitulo trata-se de exemplificar que religião que não invoca a transcendência deve ser chamada de política. É difícil tentar mudar as condições de vida pela crítica a religião. Quem produz a religião é o homem.

A voz do desejo

Não somos o que desejamos ser. Diante disse que encontramos a essência do que somos. Somos nossos desejos, desejo que não pode florescer. Freud dizia que nem sequer temos consciência do que desejamos. Assim nasce a religião, como mensagem de desejo, expressão de nostalgia, esperança do prazer.

O Deus dos oprimidos

Instaurou com os profetas um novo tipo de religião, de natureza ética e política, e que entendia as relações dos homens com Deus têm de passar pelas relações dos homens, uns com os outros. Daí a necessidade de separar o Deus em cujo nome falava que era o Deus dos oprimidos, e que despertava a esperança e apontava para um novo futuro. O que restou como história, foram os relatos que a religião triunfante, mãos dadas com os conquistadores.

A Aposta

        Todas as ciências sem exceção são obrigadas a um rigoroso ateísmo metodológico: demônios e deus não podem ser invocados para explicar coisa alguma. Tudo se passa, no jogo da ciência, como se Deus não existisse. Teríamos certezas sobre as coisas que amamos e que vemos, com certeza. E é assim que passamos para um outro mundo em que a falta não está subordinada aos olhos, mais ligada ao coração; A religião fala sobre o sentido da vida. Ela declara que vale a pena viver. Que é possível ser feliz e sorrir. E o que todas elas propõem e nada mais que uma serie de receitas para a felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com