TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é cultura

Por:   •  9/5/2018  •  Resenha  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

O que é cultura.

Natureza e Cultura -> conceitos interligados.

Enquanto natureza é tudo que já há no universo e que segundo Kant é regida pelas leis de causa e conseqüência, a cultura é algo criado pelo ser humano, mutável e até mesmo adaptável ao individuo que a possui, isto é, dotado de razão.

O conceito antropológico de cultura é basicamente a capacidade da criação de conceito, sobre natureza, tempo, espaço, seres humanos e suas obras, essa construção simbólica recebe o nome de cultura. Ou seja, a cultura pode ser entendida como língua, idéias, crenças, costumes, códigos, instituições, ferramentas, arte, religião, ciência, ou seja, tudo que engloba as atividades humanas, a cultura as define, ela é o “cimento” que une os grupos de pessoas.

Segundo Marilena Chauí, as leis humanas vieram a partir do momento que natureza e cultura tiveram uma separação, que substituiu a lei natural.

O conceito restrito de cultura nada mais é que um termo utilizado para definir produções artísticas, praticas com ligações artísticas, o que é convencional de se chamar arte erudita.

A pluralidade cultural se da pelo fato de existir os mais diversos grupos e seus costumes, culturas e tradições mudam de acordo com o qual o individuo e suas formas de suprir os anseios são múltiplas, mesmo dentro de um único espaço, como a escola por exemplo, a pluralidade cultural é bastante presente, isto é, as mais diversas culturas existindo simultaneamente e a sua identificação com um determinado tipo de cultura é chamado de pertencimento, o reconhecimento dos traços comuns que nos unem e distintivos que nos afastam.

A cultura usualmente se consuma como “tradição” pelo fato de abranger usos e costumes, modos de comportamento, trabalho e pensamento, também se consolidando nas instituições, família, escola, igreja, e até mesmo o Estado. Seguindo esse sentido ela tem a função “instrumental”, ou seja, um treino de convivência em sociedade.

O processo de aculturação é o processo de mudança nos artefatos, costumes e crenças resultante do contato com culturas diferentes que segregam ou até mesmo extingue determinada cultura.

Cap 2 - FILOSOFIA

1- A arte na vida humana

Para que a ideia de arte pudesse nascer, como afirma o escritor e crítico francês André malraux, foi preciso que as obras de artes perdessem sua função utilitária e passassem a ser objetos que tinham como única fidelidade a de serem apreciados esteticamente.

2 Arte erudita :

Compreende obras de pintura, escultura, literatura, música, dança e teatro criadas por artistas, com valor estético indiscutível. (Portador de conhecimentos específicos sobre arte, estilos e linguagens.

A arte erudita caracteriza-se por

- implicar esforço para captar o significado da existência humana.

- Exigir do público uma mudança no modo do ver o mundo.

- Incluir o desenvolvimento da linguagem artística.

- Envolver o modo pessoal e insubstituível do artista de ver o mundo

caracteristicas da Arte popular ou folclórica

* Produção poética, musical, plástica , teatral e de dança de um setor da população que não é intelectualizado, urbano ou industrial.

* O conteúdo da experiência expresso na arte folclórica é comum a toda uma coletividade.

* Desenvolver-se dentro de convenções fixas.

* Não ser inspirada em modismo bem por eles influenciada.

4. Cultura de massa

Constituído por aqueles produtos da indústria cultural que se destinam á sociedade de consumo e visam atender ao “gosto médio” da pulação ou de um país.

caracteristicas :

* Ser produzida por um grupo de profissionais que pertence a uma classe social diferente da do público a que se destina

* Ser dirigida pela demanda e, portanto, afetada por modismos

* Sem muita informação estética e mais passivo(nesse caso só o alvo da produção, não sua origem

* Visse o divertimento como meio de passar o tempo

Narcisismo e mediação

Um dos mitos mais conhecidos da Grécia antiga é o que relata a história de Narciso, o filho do deus-rio Céfiso, de Téspias, um jovem de imensa beleza e de invejável poder de sedução. Alvo de paixão das ninfas, Narciso se mantinha alheio e distante aos apelos amorosos ate o dia em que, vendo sua própria imagem refletida nas águas de um lago, apaixona-se por seu reflexo e, buscando aproximar-se do ente amado, precipita-se, desaparecendo nas águas.

O mito de Narciso é lembrado no Ocidente, na atualidade, por muitos autores que a ele se referem para falar dessa paixão por si mesmo que recebeu o nome de Narcisismo. O mito, portanto, contém essa ambigüidade: por quem o Narciso apaixonado se precipitou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com