TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Filme

Por:   •  4/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.023 Palavras (25 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

Marilza Aparecida da Silva Machado

Mirta Eveliane Tamen Lazcano

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO

ESTÁGIO BÁSICO I

[pic 2]

Jacareí – SP

2022

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ[pic 3]

CURSO DE PSICOLOGIA

Marilza Aparecida da Silva Machado

Mirta Eveliane Tamen Lazcano

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO

ESTÁGIO BÁSICO I

[pic 4]

Relatório Final especialmente redigido como parte dos requisitos para a conclusão do Estágio Básico I do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Jacareí.

Professor Supervisor: Aline Cirimbelli

Jacareí – SP

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        3

2.1 OBJETIVO GERAL        3

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        3

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

4 PROCEDIMENTOS        7

5 RESULTADOS        8

6 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        11

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

APÊNDICES e/ou ANEXOS        15

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como principal objetivo descrever o processo de estágio académico observacional, realizado em uma cidade situada no Vale do Paraíba, no período de abril à junho de 2022.

Durante o período que decorreu o estágio, foi possível, dentro da área de psicologia, através de uma abordagem observacional, esmiuçar e conhecer os funcionários, e a maneira como estes lidam com as demandas do posto de saúde, bem como sua interação com a população em geral, em diversos momentos, como por exemplo individualmente, em grupos específicos e de maneira comunitária.

O fenômeno psicológico escolhido como objeto de estudo foi a observação da qualidade de vida dos funcionários do local, sendo este um fator primordial na saúde do indivíduo e que reflete diretamente na execução das atividades em seu trabalho.

O método da observação é muito utilizado, sendo o início de toda pesquisa científica e realizado através de um procedimento de natureza sensorial onde o investigador observa de uma forma relativamente livre e natural o comportamento de alguém, com ou sem o conhecimento de quem está sendo observado.

2 OBJETIVOS

 2.1 OBJETIVO GERAL

Propiciar a vivência da prática da Psicologia Clínica fundamentada pela orientação teórica e Fenomenológico-Existencial observando os funcionários e o funcionamento da citada instituição, através do uso dos recursos da observação e pesquisas, de modo a aplicar e ampliar os conhecimentos adquiridos durante nossa formação teórica.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer o funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na prática
  • Observar as demandas da UBS.
  • Aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos da psicologia.
  • Conhecer a percepção dos enfermeiros que atuam nas unidades básica de saúde.
  • Pesquisar sobre a qualidade de vida dos funcionários do local observado.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Estágio Básico tem como objetivo geral o desenvolvimento de um conjunto de competências básicas que envolvem práticas articuladoras do saber/fazer psicológico, tendo como proposta permitir que o aluno tenha uma primeira inserção no campo profissional da Psicologia.

A psicologia caracteriza-se mundialmente por uma diversidade teórica, traduzida em inúmeras modalidades de atuação, por vezes, antagônicas, possibilitando muitas lacunas nas informações sobre suas práticas, especialmente com relação aos modelos de ensino destas. Tal diversidade favorece o aparecimento de inúmeras técnicas e fazeres psicológicos, e o pouco reconhecimento destes como intervenções adequadas pelos próprios pares (CAMPOS, 1998).

         Segundo (CAMPOS, 1998) a proposta do Estágio Básico é o desenvolvimento de três competências gerais: a capacidade de intervir em um campo psicológico; a capacidade de integralização dos e a capacidade de autocrítica. O presente estágio realizado na área da saúde nos proporcionou esse primeiro contato com observação de psicologia, mas, para um melhor entendimento da política setorial da área da saúde, é necessário fazer um breve contexto histórico do início das mudanças relacionadas à área da saúde.

A Reforma Sanitária brasileira segundo SUS, nasceu na luta contra a ditadura militar, com o tema Saúde e Democracia, e se estabilizou nas universidades no movimento sindical, com a principal proposta de defender a universalização das políticas sociais e a garantia dos direitos sociais, tendo sido responsável pela construção da ideia do Sistema Único de Saúde (SUS.

Vale dizer que o conceito de saúde contido na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 8.080/1990 ressalta as expressões da questão social, ao apontar que:

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, contido no art. 196. ( (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)

Conforme o artigo citado, o posto de saúde comunitário, ou seja, a unidade de atenção básica e integral para a população, é considerada a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde - SUS. Dessa forma, é lá que são agendadas as consultas de rotina, consultas odontológicas ou realizar vacinas pelo SUS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (234.9 Kb)   docx (253.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com