TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Show de Truman

Por:   •  7/5/2022  •  Resenha  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Colégio Militar Tiradentes

Disciplina: Redação

Professor: Jorge Avelino

Estudantes: Pedro, Diego, Arthur e Luís

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Filme: O Show de Truman

No filme O show de Truman somos apresentados a Truman Burbank, como se fossemos um espectador do reality show em que o protagonista vive. Ao decorrer do filme somos colocados como ouvintes do programa, sendo essa a maneira de acompanharmos a vida cotidiana do Truman, que há 30 anos, desde que nasceu, tem cada minuto do seu tempo transmitido para centenas de pessoas. Com o, porém dele, acreditar em tudo que vive, desde a cidade, amigos, família, tudo isso, faz parte do reality show.

Após o momento em que o filme mostra Truman contudo, o seu cotidiano está prestes a mudar. Depois de quase ser acertado por um refletor que servia de estrela em sua cidade, e ouvir o programa de rádio descrevendo exatamente seu trajeto quando estava dirigindo para o trabalho. O que faz o protagonista, duvidar das coisas ao seu redor e de sua existência. Processo que irá fazer ele sair do estúdio do reality para busca de liberdade.

[pic 1]

O filme teve como elenco Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris, Noah Emmerich, Natascha McElhone e Paul Giamatti. O filme foi indicado a várias categorias do Oscar, mas infelizmente não ganhou nenhuma.

O Show de Truman foi dirigido por Peter Weir, mesmo diretor de “Caminho da Liberdade” e “Sociedade dos Poetas Mortos”, os gêneros que Peter mais gosta de trabalhar são comédia e drama, com temáticas de Guerras, conflitos culturais, o medo da morte e o poder da mídia. Seus filmes mais importantes foram “O Show de Truman”, “Caminho da Liberdade”, “Sociedade dos Poetas Mortos” e “A Testemunha”

O Show de Truman querendo ou não, pode se relacionar a ideias e questionamentos, como de filósofos como Platão, e escritores como Júlio Verne, que foram os pioneiros da ficção cientifica e inspiraram filmes como: "Matrix", "Efeito borboleta", "Minority report" e outros. Que na época era um assunto muito discutido, se o que vivemos é realmente a realidade real.

E podemos levantar o filme também em questões filosóficas, como por exemplo, como uma variação do mito da caverna de Platão, que consistia em que os prisioneiros que habitavam o interior da caverna, acreditavam que as sombras eram a realidade real. E a ilha de Seaheaven, cidade em que Truman vivia, era um grande cenário (um mundo falso), que funciona como uma forma de cativeiro para o protagonista Truman, que vivia aquilo como se fosse a realidade real.

Nós super recomendamos o filme, um filme divertido, reflexivo e original. Mesmo o filme sendo meio antigo (lançado em 1998), os assuntos presentes envelheceram muito bem, tanto filosóficos, quanto com a ascensão da internet. Os acontecimentos do filme estão cada vez mais chegando á tona, muitos jovens não são diferentes da vida de Truman: cada momento capturado para todo o mundo por todos os tempos, como por exemplo, o Big Brother. Sendo a temática do filme válida até os tempos de hoje. [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (130 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com