TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Comunicação - Filme O Show de Truman

Por:   •  12/8/2015  •  Resenha  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  2.070 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIA DA AGULHA HIPODÉRMICA OU BALA MÁGICA

                A teoria da Agulha Hipodérmica ou também conhecida como Teoria da Bala Mágica explica que ao transmitir um programa televisivo, o público era influenciado por apelos emocionais, como se seringas injetassem na pessoa o que ela deveria comprar. No filme "O Show de Truman", em várias cenas fica claro que a esposa de Truman insiste em fazer propagandas apresentando produtos, influenciando o público, Como exemplo disso podemos citar a máquina de cortar grama, na cena em que Truman está tentando concertar quando a sua esposa fala que ele precisa comprar uma nova, e diz a marca específica.

TEORIA CRÍTICA OU ESCOLA DE FRANKFURT

A teoria critica se baseava na ideia de que, a arte, a cultura, o conhecimento foram se transformando em objeto de consumo, relacionando com o filme, a vida inteira de Truman foi transformada em um produto, desde de seu nascimento, expondo sua vida para o mundo inteiro sem saber,

TEORIA HEGEMÔNICA

Já na Teoria Hegemônica, o que podemos destacar no Show de Truman, é o filme todo. Onde o produtor aplica um poder em cima da vida de Truman, controlando seus passos, seu dia a dia, sua vida. E então quando Truman começou a desconfiar da sua existência, a Hegemonia, que nada mais é do que o Imperalismo Cultural para a expandir o mercado e suas crises, foi ameaçada a não garantir o capitalismo.

TEORIA DE MARSHAL MCLUHAN

Para McLuhan , "O meio é a mensagem. Isto significa que as consequências sociais e pessoais de qualquer meio constituem o resultado de um novo estalão introduzido em nossas vidas por uma nova tecnologia. Pois a mensagem de qualquer meio ou tecnologia é a mudança de escala, cadência ou padrão que esse meio ou tecnologia introduz nas coisas humanas". (McLuhan, 1965, p. 21 e 22)

McLuhan propõe que, até o surgimento da televisão, vivíamos na "galáxia de Gutemberg" onde todo o conhecimento era visto apenas em sua dimensão visual. Sua ideia é simples: antigamente, o conhecimento era transmitido oralmente, por lendas, histórias e tradições. Quando Gutemberg inventou a imprensa, permitiu que o conhecimento fosse mais difundido. Mas, por outro lado, reduziu a comunicação a um único aspecto, o escrito. "Antes da imprensa, o jovem aprendia ouvindo, observando, fazendo. A aprendizagem tinha lugar fora da aula", explica o autor.

Truman tinha poucas fontes de informação, por se tratar de um programa de televisão, as informações eram todas manipuladas pelos produtores, para que, o ator principal, Truman, não recebesse nenhuma influencia externa, não descobrindo que sua vida se trata de um reality Show, relacionando isso com as teorias de MCluhan.

TEORIA FUNCIONALISTA

A teoria funcionalista estuda as funções das mídias dentro da sociedade, e procura entender os conflitos que podem ser gerados pela mídia ao tentar suprir as necessidades dentro de uma sociedade. Trata-se de um estudo sociológico no setor de comunicação, principalmente sobre a mídia de massa. A teoria funcionalista estuda o equilíbrio entre indivíduos e veículos, e todo o sistema de transmissão de conteúdo englobado.

Relacionando essa abordagem com o filme, podemos notar que o autor do filme causa um grande conflito na vida de Truman, criando um mundo, uma vida, um ‘teatro’, tudo isso para suprir a necessidade de uma sociedade.

ESCOLA SOCIOLÓGICA EUROPEIA

O movimento da Escola Sociológica Europeia tinha como alvo principal a mensagem. Tudo poderia ser passado como coisas boas. Rádio, tevê... trazendo cultura e conhecimento. No "Show de Truman", o autor principal descobriu que as coisas não eram exatamente como ele pensava, começou a desafiar o medo e ir atrás do que ele realmente queria. O tema traz algumas perguntas para a sociedade, como: Será que não estamos rodeados de atores?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com