TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Show de Truman

Por:   •  21/5/2022  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

Discente: Márcia Aparecida da Costa Silva

Resenha do filme O Show de Truman, O show da vida- Titulo original: The Truman Show- EUA- 1998- Direção Peter Weir- Studio Paramount Pictures – Duração 103 min.

O filme O Show de Truman retrata o dia a dia de um vendedor de seguros,  Truman Burbank,  que tem sua vida transformada quando descobre que desde que nasceu, é um astro de um show de televisão que acompanha há 30 anos todos seus passos.

O filme se inicia quando o show está no episódio de numero 10909  e Truman tem 30 anos e, logo no início, observamos uma narrativa do diretor do programa que afirma que esse é um show de verdade porque “nós estamos cansados de pirotecnia e efeitos especiais e embora o mundo que Truman habita seja falso, Ele não tem nada de falso por que se trata de vida de verdade”.

No entanto, só quem não sabe que se trata de um show que está sendo filmado é o próprio Truman, pois todas as outras pessoas são atores contratados para atuar como esposa, mãe, amigos e demais moradores da cidade. Truman não pode escolher o curso de sua vida porque quem define tudo é o diretor do programa, Christof e, no desenrolar da história, percebe-se que quando ele era criança tinha grande interesse pelo mundo, pelas coisas que existiam fora daquela cidade que ele morava e que gostava de velejar com o pai, falava que queria ser um explorador, descobrir partes diferentes do planeta, mas desde cedo foi desencorajado pelas pessoas a sua volta começando por sua professora em sala de aula, que dizia que não havia mais nada para ser descoberto, pois tudo já havia sido descoberto.

A fim de dissuadi-lo dessa ideia, o diretor Christof utiliza-se de um artificio e, durante um desses velejos, simula uma tempestade e o pai morre afogado ao cair no mar, causando-lhe grande trauma, pois se sentiu culpado pelo ocorrido.

Em decorrência desse acidente, Truman desiste da ideia de explorar o mundo e acaba por se conformar com sua vida rotineira e monótona, onde todos os dias ele encontra as mesmas pessoas e repete sempre as mesmas frases e conversas.

Entretanto, algumas lembranças de conversas com a colega de escola Lauren, afastada do show pelo diretor ao se mostrar uma ameaça ao seu projeto, somado a situações que agora pareciam incoerentes no seu cotidiano, levam Truman a questionar sua realidade e assim, ele começa a investigar os fatos e tenta sair da cidade num barco, enfrentando uma tempestade e todos seus medos e fantasmas, até encontrar a saída do grande cenário onde era produzido o show e, apesar dos argumentos do diretor Christof na tentativa de convencê-lo a ficar, decide trocar o mundo conhecido pela oportunidade do novo.

É possível fazermos uma correlação do filme com o Mito da caverna de Platão, primeiro quando sua colega Lauren quer mostrar a realidade e Truman inicialmente reluta, não acredita e continua vivendo sua vida rotineira.

Fazendo a analogia do ser humano enquanto um ser inconsciente, um ser acomodado e que não procura se desenvolver como vivendo numa caverna, embora para Truman, sua “caverna” fosse confortável e com pessoas amigáveis, era um mundo cercado pela mentira, por pessoas pagas e movidas por interesses comerciais, onde ele foi manipulado por 30 anos e impedido de se desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com