TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Tecnociência

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  5.862 Visualizações

Página 1 de 2

 O que é a “tecnociência”

Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/11tecnocienciaeetica.htm

O termo “Tecnociência” foi criado nos finais dos anos 70 por Gilbert Hottois, filósofo belga. Tecnociência é um conceito muito vasto, amplamente usado na comunidade interdisciplinar de estudos ou pesquisas de ciência e tecnologia para designar o contexto social e tecnológico da ciência respectivamente. O termo, remete ainda para um simples reconhecimento comum de que o conhecimento científico não é apenas socialmente codificado e socialmente posicionado, mas também é suportado e tornado duradouro por redes materiais não humanas (introdução da prática tecnológica).

 Função da tecnociência no mundo actual .

Um aspecto positivo da tecnociência foi o fato de possibilitar uma melhoria significativa da vida de grande parte da humanidade. Falando mais concretamente no que hoje é visto no nosso quotidiano como uma dependência e para muitos ou um meio para atingir um fim. Como por exemplo o entretenimento de ver uma série na televisão, tirar fotos com diversos efeitos no nosso snapchat ou até mesmo mandar uma mensagem aos nossos amigos com os mais recentes emojis

Deixando de parte o lazer, não podemos também esquecer talvez o maior contributo da tecnologia e da ciência, falando mais propriamente no desenvolvimento do auxílio hospitalar, estudo e combate às doenças malignas, etc …

Em suma, podemos concluir que uma das grandes funções da tecnociência é sobretudo satisfazer as necessidades do ser humano mas devemos realçar que o uso excessivo irá causar uma enorme dependência e que o seu desenvolvimento poderá causar alguns dilemas sobre os valores humanos

        

        

        Benefícios e malefícios da cultura científico-tecnológica

Benefícios

- Aumento do conforto da sociedade

- Aumento da qualidade de vida (saúde, higiene, etc …)

- Previsão e controlo sobre fenómenos através do seu estudo (Sismologia, Vulcanologia,           Meteorologia , etc …)

Malefícios

- Desenvolvimento das capacidades militares (apelamento à guerra)

- Impacto ambiental  (poluição)

- Desrespeito pelos direitos humanos  (Valores tidos como sagrados são agora quotidianamente esmagados por experiências científicas)

- Utilização da tecnologia e do conhecimento científico para fins errados

        

        Importância da ligação da ética à construção da ciência.

Definição: Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com