TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é cultura?

Por:   •  3/6/2019  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Luana Mariele Campos Machado      RA: 201910573

Curso: Administração

CULTURA

Quando se fala de cultura, subitamente lembrasse em tradição, arte, crenças, em leis, em valores morais, nos costumes, nos sistemas, e à relacionar com todos os hábitos e aptidões adquiridos por um indivíduo, que faz parte de uma família, como também e principalmente o que é membro de uma sociedade. Ela está presente desde os povos primitivos, sendo extremamente marcada/caracterizada pelos costumes.

A palavra cultura pode ter diversas definições, ela é um conceito que está sempre em desenvolvimento, porque com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano. Ela abrange várias formas artísticas, mas também define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Em biologia a cultura é descrita como sendo uma criação especial de organismos para fins determinados. A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo, que consiste na capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. Já em ciências sociais a cultura é descrita como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Pode ser pensada como sendo a herança social da humanidade ou ainda, de forma específica, uma determinada variante da herança social.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira por exemplo é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Partindo desta linha de pensamento, se pode pensar na diversidade cultural, que se encaixa em todo este contexto, pois é um fato na realidade globalizada atual, em que o contato entre o que é considerado s familiar e o que considerado estranho é comum. O contato com ideias, comportamentos, línguas e culinária de outras culturas, por exemplo, tornou-se tão corriqueiro no dia a dia que mal se consegue parar para pensar no impacto que se sofre diariamente. Toda cultura é construída diante do encontro com o diferente.

No século XIX foram feitos muitos estudos procurando hierarquizar todas as culturas humanas. Segundo esses estudos, a humanidade passaria por etapas sucessivas de evolução social que a conduziria desde um estágio primordial onde se iniciaria a distinção da espécie humana de outras espécies animais até a civilização tal como conhecida na Europa ocidental de então. Todas as sociedades humanas fariam necessariamente parte dessa escala de evolução. Porém, essas concepções de evolução linear foram atacadas com a idéia de que cada cultura tem sua própria verdade e que a classificação dessas culturas em escalas hierarquizadas era impossível, dada a multiplicação de critérios culturais.- classificação racista e que servia de justificação do domínio das sociedades capitalistas centrais sobre demais povos. Verifica-se assim que a observação de cultura alheias se faz segundo pontos de vista definidos pela cultura do observador, que os critérios que se usa para classificar uma cultura são também culturais. Ou seja, segundo essa visão, na avaliação de culturas e traços culturais tudo é relativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com