TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento pré-Socrático.

Por:   •  26/10/2016  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  2.299 Visualizações

Página 1 de 2

Questões do texto: “Pensamento pré-Socrático”.

ANÁLISE E ENTENDIMENTO:

1- “Logos e mito são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espirito. ” Explique essa afirmação de Pierre Grimal.

O mito procura explicar a realidade sem necessidade de verificação. Enquanto o logos, é um tipo de racionalidade que precisa da verificação, explicação através de provas, argumentos, experimentos.

Ao analisarmos a história podemos observar que há uma passagem na forma de pensar do mito para o logos, sem que seja de maneira brusca, mas logo vimos que não se pode viver sem que haja uma conexão entre o pensamento fantasioso e o pensamento racional. A verdade é que o ser humano é um misto de fé e razão, de imaginário e racional. Antes de ser racional o ser humano é afetivo, então deve haver um equilíbrio entre ambos para se viver de maneira saudável. Assim como o logos é válido e importante, o mito também tem suas verdades e ambos são necessários na vida prática, que precisa do mito e aplica o logos naquilo que é necessário.

2- Por que se pode dizer, baseado no estudo de Jean-Pierre Vernant, que o surgimento da filosofia foi engendrado em “praça pública”?

Foi com a criação da Polis, cidade-Estado grega, que os cidadãos passaram a comandar e dirigir os destinos da cidade. Os fenômenos atribuídos aos deuses perdem sua base de compreensão e dão espaço ao pensamento racional, os problemas se tornam solucionáveis por meio de observações, de tentativas, de exercício do raciocínio. Uma das características das cidades-Estado gregas era a prática constante da discussão política em praça pública pelos cidadãos. Isso contribuiu para que o raciocínio bem formulado e convincente se tornasse, com o tempo, o modo adotado para refletir, sobre todas as coisas, sendo assim podemos dizer que a filosofia foi criada através dessa prática de discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com