TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o papel da filosofia hoje?

Por:   •  27/6/2016  •  Ensaio  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  3.090 Visualizações

Página 1 de 3

Qual o papel da filosofia hoje?

Eu penso que o papel da filosofia foi, é, e sempre será o mesmo, uma busca por uma maior compreensão do real de uma forma racional, atingida pela veracidade da argumentação e razoabilidade dos argumentos.

Ao contrário da ciência, a filosofia não se apoia em experimentos ou na observação, mas apenas na reflexão. E, ao contrário da matemática, não dispõe de nenhum método formal de verificação. Ela se faz pela simples indagação e arguição, ensaiando ideias e imaginando possíveis argumentos contra elas.

A filosofia busca compreender os mistérios da existência e da realidade, ela tenta descobrir a natureza da verdade e do conhecimento, ela também examina as relações entre a humanidade e a natureza e entre o indivíduo e a sociedade. Filosofia surge da admiração, curiosidade e o desejo de conhecer e entender. Vejo a filosofia como uma forma de investigação - um processo de análise, crítica, interpretação e especulação.

Antes os filósofos tratavam o conhecimento de forma geral e explicavam um pouco sobre tudo, mais com o tempo o conhecimento passou a ser fragmentado, e as pessoas se tornaram especialistas em partes dele, hoje em dia a ciência faz o papel da melhoria da qualidade de vida e do mundo, mas a consequência que isso traz ao homem é uma questão filosófica.

A filosofia, em muitos casos serve para decidir quais objetivos e valores são dignos de prosseguir. Um debate filosófico saudável sobre o que é ideal ou que ideais devem ser procurados e perseguidos é importante. 

A filosofia se ocupa com uma explicação sistemática do real. A ocupação da filosofia é questionar e entender ideias muito comuns que todos nós usamos no dia-a-dia sem nem sequer refletir sobre elas.

A filosofia se concentra nas questões que vão além da realidade natural e física, e por isso ela ultrapassa a dimensão física e natural da realidade alcançando a dimensão das questões de caráter imaterial. A filosofia trata de questões imateriais como os sentimentos, o raciocínio, o pensamento, a questões de valor, as questões éticas, ou ainda de juízo, etc.

A filosofia põe a realidade em questão, a filosofia não se ocupa com as aparências nem com a utilidade (para que serve), mas com a essência (o que é) dessa realidade. A filosofia questiona a realidade por que, simplesmente quer desvelar o que está por trás do evidente. Por exemplo, a maioria das pessoas aceita, passivamente a afirmação de que o trabalho dignifica o homem. Com isso as pessoas são levadas a desmerecer os que não trabalham. Mas quantas pessoas já se deram ao luxo de parar para pensar sobre o porquê de algumas pessoas não poderem trabalhar? Se o trabalho dignifica o homem, quem não trabalha não é digno? Por que não existe oportunidade de trabalho para todas as pessoas de forma igualitária?

A filosofia fornece instrumentos para que sejam superadas posturas dogmáticas ou visões estreitas sobre a realidade ou dimensões específicas do cotidiano ou da vida. A filosofia é uma importante ferramenta para gerar o novo e fazer o novo renovar-se num processo constante.

Referências

  • Uma breve introdução à filosofia - Thomas Nagel

  • Qual o atual papel da filosofia?

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/filosofia-488722.shtml

  • A Filosofia Hoje

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-filosofia-hoje-404618.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com