TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  8/8/2017  •  Resenha  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD/UFPI

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUIMICA

[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Herika Oliveira De Lima

        

Piracuruca  - PIAUI

2017

Herika Oliveira De Lima

RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

O projeto será desenvolvido como uma das atividades obrigatórias da disciplina Estágio Supervisionado I no curso de Licenciatura em Química, pela Universidade Aberta do Brasil – UAB e Universidade Federal do Piauí – UFPI, coordenada pela Prof. Esp. Geisymeire Pereira do Nascimento, Supervisionada pelo Profº. Dr. Edson Cavalcante da Silva Filho e acompanhado pelo (a) tutor a distância Maria Do Carmo Gomes Lustosa

 

Piracuruca  – PIAUÍ

2017

Introdução

O relatório a seguir foi planejado com experiencia adquiridas  durante o estágio realizado na Unidade Escola Anisio Brito, situada na Rua Tenente Rui Brito, 1100 Centro, Piracuruca - PI

         A Unidade Escolar Anísio Brito, teve sua construção iniciada em 11 de junho de 1933, sendo instalada no ano seguinte (1934). A sua construção foi autorizada pelo então inspetor de ensino Anísio Brito Melo e homenageou inicialmente um importante professor piracuruquense chamando-se U.E. Fernando Barcelar. Foi a primeira escola da cidade construída com essa finalidade.

Atualmente a escola Anísio Brito se encontra sob a direção da professora Marisa de Sousa Paz, onde passou a ocupar o referido cargo, com o objetivo de honrar o compromisso registrado em contrato que assegura a competência referente à autonomia administrativa pedagógica e financeira da escola. A relação que a diretora mantém com os alunos e os demais é de muito respeito e admiração, sendo uma referência de competência e trabalho.

A escola Anísio Brito adquire de uma boa relação com o meio que interage , exemplo disso é que sempre é procurada tanto pra ceder espaço para reuniões quanto para  cursos, capacitações, contribuindo assim para uma relação de parceria com a comunidade e suas representações.

As dificuldades encontradas na escola citada são referentes ao aspecto estrutural , pois falta espaço para a biblioteca, sala de professores, os banheiros não são adaptados, além de o laboratório de informática está inutilizado por falta de equipamentos entretanto é ultilizado como sala de midia , também falta quadra para a prática esportiva condicionando o deslocamento do educando a outro ambiente fora da escola as providencias para a reforma .

 

As observações colhidas durante o estágio servirão como base na construção de saberes necessários à prática profissional utilizando a teoria até aqui estudada como auxílio no desenvolvimento de um trabalho eficaz, além dos conhecimentos práticos que podem ser adquiridos quando são vivenciados.

         A experiência do estágio apresenta fundamental importância no que diz respeito à formação profissional. De acordo com Oliveira e Cunha (2006, p. 6) “podemos conceituar Estágio Supervisionado, portanto, como qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional específica e que contribua de forma eficaz, para a sua absorção pelo mercado de trabalho”.

INFORMAÇOES  GERAIS SOBRE O ESTAGIO

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Durante todo o meu estagio percebi  que o professor usufruiu como recursos didáticos ,o livro, lousa e pincel , utilizou como método avaliativo, o interesse e participação do educando, muitos deles não trouxeram para a aula o livro didático precisando assim juntar-se com um colega para execução da tarefa.

Foi possível perceber o esforço enorme que o professor faz para repassar o conteúdo porque a turma é muito diferente, têm alunos avançados e outros mais atrasados, com isso ele precisa perceber quais são os que precisam de um acompanhamento mais reforçado, embora seja muito difícil diante de uma realidade tão absurda na qual passa a educação, mas o professor não mede esforços para que os alunos possam aproveitar ao máximo a aula.

Os planos de aula foram contruidos  em conformidade com os conteúdos abordados no planejamento da escola, dando continuidade ao desenvolvimento dos conteúdos especificados no referido plano e, assim, não interrompendo o ritmo das aulas. Ficando claro que os alunos tem mais gosto por atividades que envolva dinâmica, tornando as aulas divertidas e estimulantes para eles desenvolverem sua criatividade e sua capacidade de aprendizagem, deixando o ambiente de estudo agradável. Ainda precisa se observar que o professor busca sempre que possível, voltar o conteúdo abordado nas aulas para escala local, o que torna a aula cada vez mais importante e desperta interesse pelas suas origens onde o discente tem a oportunidade de conhecer os pontos positivos e negativos da  região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (591.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com