TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA

Por:   •  2/12/2015  •  Dissertação  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Resenha crítica sobre o filme (Sociedade Dos Poetas Mortos)

        O filme Sociedade dos poetas mortos conta a história de jovens alunos de uma escola de métodos tradicionais e de um professor de literatura, que tem uma forma inovadora de ensino, que busca não apenas ensinar, mas, busca a formação de alunos pensadores e críticos e que reflitam sobre a sociedade, e não sejam apenas fantoches manipulados pelo sistema.

        O enredo se passa em uma escola de segundo gral (ACADEMY WELTON), nos Estados Unidos no final da década de 50, quando no inicio do ano letivo surge um personagem que fará a diferença no contexto cultural e social e nos modos de ensinar naquela escola. Esse personagem professor Keating, traz para os alunos uma perspectiva diferente da qual eles tinham como educação e os convida a pensar e refletir sobre as possibilidades que a vida lhes oferece, ao invés de apenas seguir ordens e us passos de seus pais.

        Com esse método dinâmico de ensino o professor Keating, cria uma atmosfera ao pensamento crítico e leva os alunos a agirem fora dos parâmetros tradicionais e intransigentes da escola, fazendo com que os alunos se apaixonem pelo prazer da poesia e da vida.

        Com o desenvolvimento da historia o professor foi ganhando estátua de herói para os alunos, além de transformar os jovens em hábeis formadores de opinião e  desbravadores de seu próprio caminho, como fez o jovem (Neil), personagem do enredo que se apaixona pelo teatro e falsifica a assinatura do pai que era muito conservador para participar de uma peça de teatro, na qual se destacou e foi elogiado por colegas. Mesmo tendo se saído tão bem, recebeu duras críticas de seu pai, o que levou o rapaz a cometer suicídio.

        Apesar de termos escolas melhores e com mais autonomia, ainda podemos observar certas praticas conservadoras e métodos de ensino que mantém o aluno preso a em uma teia e os torna apenas meras peças descartáveis de uma maquina capitalista, que muitas vezes levam jovens ao desespero e em muitos casos a seguirem por caminhos sem volta.

        Com esse acontecimento tão banal, leva uma sociedade encharcada de tradicionalismo e conservadorismo a culparem o professor por não transmitir os conteúdos, mas, ensinar os alunos a construíres seus próprios conteúdos.

        No filme o professor Keating foi demitido, mas, em seu ultimo dia na escola pode ver que sua ideologia já estava fixada nos pilares do conservadorismo da escola e que os alunos se tornaram em pouco tempo homens livres das correntes do sistema opressor da escola.

        Com base no que eu vi no filme, notei certa semelhança com o clipe de uma musica mostrada no meu curso de química, (Another brick in the wall) do Pink Floyd, que no vídeo mostra uma escola de métodos ortodoxos, na qual o aluno é apenas um objeto a ser moldado para finalidades pré- estabelecida, onde sua condição como ser dotado de conhecimentos são totalmente sufocados pela maquina capitalista.

        Penso que a mensagem principal do filme seja fazer uma crítica ao modo manipulador do ensino, que não formam indivíduos racionais, conseguem apenas formar o que eu chamo de inteligência de massa, para ocupar um determinado posto na sociedade sem dar o direito de escolha deste individuo.

         Penso que o professor tem papel fundamental no processo de aprendizado dos alunos, não apenas como ser transferidor de conhecimentos, mas, como agente modificador da realidade e maior incentivador do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com