TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Adorno

Por:   •  23/11/2017  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

ADORNO, T. Educação contra a barbárie In: ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995 (p.155-168).

RESENHA

Educação contra a Barbárie:

Theodor Adorno nasceu na Alemanha em 1903. Grande pensador, estudou filosofia, psicologia, sociologia e música. Theodor Adorno e Hellmut Becker, debatem o tema Educação contra a Barbárie em meados de 1968, na Rádio de Hessen de Frankfurt, Alemanha. No debate Adorno chama a atenção para um fato temeroso, a segregação ao acesso a ciência por parte dos mais providos financeiramente e a grande massa da civilização que vive à margem dos avanços tecnológicos. A miséria advinda de um mundo em plena evolução tecnológica, a ciência sendo usada não a favor do homem, mas sim para extermina-lo (como nos campos de concentração).

Adorno tenta mostrar que a “barbárie” está “enraizada” na cultura e no modo em como a sociedade se comporta, sendo o ser humano vítima do sistema. Segundo Adorno a resposta para uma civilização emancipada (livre) está na educação que deve ser capaz de formar o indivíduo contra a violência gerada pela própria condição da civilização, essa que não nos faz inteiramente livres dos traços da barbárie, mas que deve nos orientar contra o princípio da barbárie. Adorno não é a favor de indivíduos inofensivos e passivos, pois está também seria uma forma de barbárie, aceitar e comtemplar o horror sem questiona-lo ou reagir também é barbárie. Adorno busca com a educação contra a barbárie fazer com que seja possível refletir e entender que se o indivíduo tiver plena consciência de suas ações e que se ele for tomado pela aversão a violência física, será um indivíduo menos “bárbaro”, Adorno questiona a autoridade, mas não condena a autoridade consciente utilizada para contribuir contra a desbarbarização, principalmente na primeira infância, onde os traços mais marcantes do indivíduo são formados.

O que pode se analisar no debate é que Adorno acredita na solução a partir da educação, solução essa que tem como objetivo emancipar o homem, limpar a barbárie de sua mente e fazer com que todos se beneficiem do progresso da civilização, o contrário disso é o retrocesso e barbárie.

Como educadores, somos responsáveis por refletir sobre a consciência de mudança de comportamento, da qual também somos responsáveis, juntamente com a família, com o processo de educação e com sistema no qual estamos inseridos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com