TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Por:   •  1/12/2017  •  Resenha  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

EMANUELLY BEATRIZ RIBEIRO DOS SANTOS

Gerência de dispositivos

 Teresina

2017

EMANUELLY BEATRIZ RIBEIRO DOS SANTOS

Gerência de dispositivos

Resumo dos principais modelos de gerenciamento de dispositivos apresentado ao professor Raimundo Moura da Universidade Federal do Piauí com caráter avaliativo para obtenção de nota referente a disciplina de Introdução a Computação.

Teresina

2017


RESUMO

        A gerência de dispositivo é algo fundamental para o correto funcionamento dos aparelhos computacionais que utilizamos no dia a dia como, por exemplo, celulares, notebooks, computadores de mesa, tablets, etc. Sua criação e implementação foi um passo crucial para a agilidade e desenvolvimento de sistemas cada vez mais robusto e complexo, que exigem cada vez mais recursos do dispositivo, uma vez que, com um modelo já estabelecido para a implementação de novos sistemas, fica mais fácil promover uma evolução e ramificação de ideias que utilizem cada vez mais os meios físicos para rodas suas aplicações. Com um bom modelo de gerenciamento de dispositivos, também gera uma maior dinamização na forma como os novos produtos desenvolvidos serão executados e gerenciados pelos sistemas operacionais.         Abordar esse assunto é algo bastante complexo, e o resumo do funcionamento desses modelos de gerenciamento será apresentado de forma simples e objetiva, mostrando informações básicas sobre tópicos essenciais para uma compreensão desse assunto.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

SO        Sistema Operacional

E/S        Entrada/Saída

DMA        Acesso direto a memória(Direct memory access)

UCP        Unidade central de processamento

RAM        Memória de acesso aleatório(Randon access memory)

RISC        Definição da sigla ou da abreviatura por extenso

I/O        Input/Output


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO......................................................................................

5

2

DESENVOLVIMENTO.........................................................................

6

2.1

SUBSISTEMA DE ENTRADA E SAÍDA..............................................

6

2.2

DRIVERS ................................................................................................

6

2.3

CONTROLADORES..............................................................................

7

2.4

DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA ...........................................

8

2.5

GERÊNCIA DE DISPOSITIVOS NO WINDOWS E NO LINUX.......

9

3

CONCLUSÃO........................................................................................

11

REFERÊNCIAS.....................................................................................

12


1 INTRODUÇÃO

        A gerência de dispositivos é uma das principais e mais complexas funções do Sistema

Operacional. Tem sua implementação baseada em uma estrutura de camadas de software e hardware, com o intuito de oferecer ao usuário e a aplicação uma interface simples e confiável.

        Seu modelo de implementação consiste em esconder das camadas superiores, detalhes das camadas inferiores, dividido em dois grupos: O 1° Visualiza, de forma única, os dispositivos e o 2° é específico para cada dispositivo.

        A grande maioria dos modelos de gerência de E/S independem de dispositivo para ter seu trabalho executado de forma plena, comunicado-se com processos de qualquer tipo de periférico, gerando, assim, maior flexibilidade.

        Com a grande diversidade de dispositivos de E/S é necessário que o sistema operacional implemente uma camada de controle, chamada de subsistema de E/S, com a função de contornar a complexidade dos dispositivos da camada de sistemas de arquivo e da aplicação. Permitindo, assim, que o sistema operacional tenha mais flexibilidade e melhor resposta durante seus processos de comunicação.

        A camada de device driver gerencia atributos como velocidade de operação, unidade de transferência, representação de dados, tipos de operações e demais detalhes de cada um dos periféricos, oferecendo uma interface uniforme entre o subsistema de E/S e todos os dispositivos.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SUBSISTEMA DE ENTRADA E SAÍDA

        O subsistema de entrada e saída é responsável por realizar controle e funções refentes a todos os dispositivos. Os drivers ficam responsáveis por controlar os aspectos específicos de cada periférico. O subsistema de E/S é a parte do sistema operacional que oferece uma interface uniforme com as camadas superiores. Cada dispositivo trabalha com unidades de informação de tamanhos diferentes, como caracteres ou blocos. O subsistema de E/S cria uma unidade lógica de transferência independente do dispositivo e repassa para os níveis superiores, sem o conhecimento do conteúdo da informação. Normalmente, o tratamento de erros nas operações de E/S é realizado pelas camadas mais próximas ao hardware. Todos os dispositivos de E/S são controlados, com o objetivo de obter o maior compartilhamento possível entre os diversos usuários de forma segura e confiável. Alguns dispositivos como os discos, podem ser compartilhados, simultaneamente, entre os diversos usuários, sendo o sistema operacional responsável pela integridade dos dados acessados. Outros como as impressoras, devem ter acesso exclusivo, e o sistema operacional deve controlar o seu compartilhamento de forma organizada. O subsistema de E/S é responsável também por implementar todo um mecanismo de proteção de acesso aos dispositivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com