TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Matrix

Por:   •  12/11/2015  •  Resenha  •  3.663 Palavras (15 Páginas)  •  1.690 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

 

MATRIX: BEM VINDO AO NOVO MUNDO[1]

 

 

 

Ariana Luci

Karoline Gonçalves

29/09/2014  

  1. INTRODUÇÃO

Matrix é uma produção cinematográfica americano-australiana de ficção cientifica misturado com suspense e ação foi uma produção da Warner Brothers escrita e dirigido pelos irmãos Wachowski sendo produzido por Joel Silver. Matrix foi lançada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1999 com o custo de 65 milhões de dólares. Nas Bilheterias Matrix arrecadou mais de 460 milhões de dólares em bilheteria no mundo inteira sendo uma produção bem recebida pela critica especializada ganhando quatro óscars, bem como outros prêmios incluindo BAFTA e Saturn Award. Os críticos elogiaram Matrix pela inovação em efeitos visuais especialmente o efeito Bullet Time que popularizou o filme, pela estética Pós-moderno sendo um exemplo do subgênero Cyberpunk, cinematografia e entretenimento. O roteiro original tanto foi criticado por ser derivado de obras de ficção cientifica anteriores e elogiado por ser um thriller intrigante contendo numerosas referências à filosofia e ideias religiosas e uma homenagem a obras como a alegoria da caverna de Platão, Simulacros e Simulação de Jean Baudrillard, Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. O filme desde então tem aparecendo em lista de melhores ficções cientificas de todos os tempos. A sua influência no mundo do cinema foi enorme com o sucesso, os irmãos Wachowski conseguiram carta branca para desenvolver dois novos filmes, que foram rodados juntos e lançados em 2003: Matrix Reloaded e Matrix Revolutions.  Num futuro próximo, Neo (Keanu Reeves) é um programador de sistemas que tem pesadelos recorrentes, nos quais está sendo alvo de agentes poderosos e sinistros de uma entidade governamental paralela. Mas um dia descobre que tudo isso realmente está acontecendo, que a realidade não é como parece. Na verdade, os computadores tomaram conta do mundo, sugam energia de nossos corpos inertes e alimentam nossas mentes com ilusões virtuais, que acreditamos ser a realidade. E Neo é chamado por um grupo rebelde, entre eles Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), a desafiar este sistema e libertar os corpos e mentes dos humanos.[2]

Os criadores da trilogia Andrew e Lawrence (Lana atualmente) Wachowski nasceram na cidade de Chicago, EUA em 1967 e 1965 respectivamente, antes de entrarem na indústria cinematográfica trabalharam escreveram historias em quadrinhos para a Marvel Comics. Estrearam como roteirista em 1995 com o filme assassinos e como diretores em 1996 com o filme neo-noir Ligadas Pelo Desejo este ultimo bem recebido pelo seu estilo e arte e o sucesso alcançado permitiu que eles filmassem Matrix em 1999 que provou ser um sucesso e gerou duas continuações ambas lançadas em 2003. Após a Trilogia Matrix os irmãos Wachowski adaptaram e produziram em 2006 o Thriller V de Vingança juntamente com Joel Silver com quem trabalharam em Matrix uma adaptação da história em quadrinhos de Alan Moore a produção foi bem recebida pela critica e um sucesso de bilheteria embora não na mesma escala que Matrix. Em 2007 escreveram o roteiro de Invasores que não foi um sucesso de critica nem de bilheteria, os Wachowski voltaram a dirigir em 2008 em Speed Racer. O filme foi adaptação de um mangá japonês dos anos 1950 e foi uma decepção de publico e critica apesar dos efeitos especiais serem observados pelos críticos como excelentes o enredo foi considerado como faltando ao filme que foi indicado a 29 framboesas de ouro uma paródia do óscar que premia os piores atores e produções cinematográficas. Atualmente Andrew e Lana planejam o lançamento escrito, produzido e dirigido por eles em 2015 O Destino de Júpiter que marca o retorno dos dois ao gênero ficção cientifica e a estreia na televisão com a próxima série do canal Netflix Sense 8. [3]

   

  1. MATRIX E A FILOSOFIA

A filosofia é um dos ingredientes do caldeirão de ideias que é Matrix A história do filme transmite a ideia de Platão expressa no mito da caverna. Também lembra vários temas de outros pensadores e até cita o francês Jean Baudrillard.

“Conhece-te a ti mesmo” é a frase que o personagem Neo lê na inscrição da porta do Oráculo que foi visitar em Matrix levado por Morpheus não à toa essa era a inscrição da entrada do templo de Delfos na qual inspirou Sócrates a construir a sua filosofia. Sócrates mudou a história da filosofia e da humanidade o pioneiro da ética e filosofia moral tanto que os filósofos passaram a ser divididos entre pré-socráticos e pós-socráticos. Sócrates criou o método de Maiêutica (parto em grego) que era a busca da verdade no interior do homem. O processo era conduzido em dois momentos distintos em primeiro lugar ele levava seus interlocutores ou alunos a questionar seu próprio conhecimento sobre um dado assunto. Em seguida fazia com que concebessem uma nova ideia ou opinião sobre o mesmo assunto.

A relação de Sócrates com Matrix é imensa O paralelo entre Neo e Sócrates não se encontra apenas no fato de que ambos são instigados por "espíritos" que os fazem desconfiar das aparências nem apenas pelo encontro com um oráculo e o "Conhece-te a ti mesmo" e nem apenas porque ambos lidam com matrizes, mas também porque a trajetória de ambos os levam de encontro a verdade com Neo ao sair da Matrix e com Sócrates em a alegoria da caverna escrita pelo seu discípulo Platão[4]. Outra relação que pode ser muito bem compreendia é quando todos no filme consideram que Neo é o “Escolhido”,exceto ele mesmo. Na história de Sócrates, também tem um Oráculo, o Oráculo de Delfos, onde todos na época questionavam que ele era o homem mais sábio de todos. Todo mundo achava isso, menos o próprio Sócrates “Só sei que nada sei”.

O enredo de Matrix se baseia também no conflito sentidos x razão O que vemos? Nosso dia a dia é verdadeiro O que é real?O mundo é uma farsa. Construído por uma das mais poderosas máquinas com inteligência artificial para nos controlar. Platão discípulo de Sócrates e Aristóteles discípulos do próprio Platão sãos os filósofos responsáveis por esse embate entre a razão e os sentidos, se por um lado para Aristóteles à verdade existe no mundo real comprovado pelos sentidos Platão exalta o mundo das ideias eterno e mutável e que os sentidos podem ser enganosos enquanto que para Aristóteles eles o comprovam. Em Matrix a idéia de Platão se reafirma já que o mundo real é uma farsa criada por uma inteligência artificial e os seres humanos usam o senso comum e se deixam levar pelos sentidos enquanto que poucos como Neo usam o senso crítico para questionar aquela “realidade” desta forma se torna em evidência  quanto a sair da caverna em a república de Platão, o filme nos passa essa ideia sai da vida digital e vai para o real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (232.4 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com