TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Dogville

Por:   •  31/1/2019  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

  [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

CAMILA SILVA COSTA – 201500146 – ABI

PROF. MÁRCIO JOSE SILVEIRA LIMA

BASES FILOSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DAS HUMANIDADES

DOGVILLE E GENEALOGIA DA MORAL

(IDEIAS DE CASTIGO E DÍVIDA)

PORTO SEGURO / BA

2016

Dogville e Genealogia da Moral

(ideias de castigo e dívida)

  Analisando e comparando o filme Dogville com as ideias de Nietzsche referentes a promessa e castigo, podemos iniciar com o pedido de ajuda feito por Grace a comunidade local, que inicialmente a recebe de forma bondosa e prestativa, porém consciente de um possível risco de retaliação. Diante da consequência eminente da população a jovem se compromete a ajuda-los no que fosse preciso; aqui vemos a primeira ligação associada ao filme, a promessa.

  Nos capítulos da Genealogia da Moral podemos ver e associar o seguinte trecho ao filme:

Todo aquele que promete como um soberano, de modo raro, como peso e lentidão, e que é avaro de sua confiança, que distingue quando confia, que dá sua palavra como algo seguro, porque sabe que é forte o bastante para mantê-la contra o que for adverso, mesmo “contra o destino”. (Nietzsche, 1887, p. 49).

  Com este trecho podemos mostrar as circunstâncias que influenciam o homem a prometer. Uma delas é a confiança, pois como o próprio trecho nos diz é preciso estar convicto de que conseguirá manter o proposto mesmo que isso comprometa sua liberdade e integridade física. Sim, o credor da promessa, podemos assim dizer, pode requerer através do castigo a compensação do que não foi recebido.

 

  No filme, a compensação pelo acolhimento da jovem no pequeno vilarejo é percebido através do gradativo aumento dos serviços prestados à comunidade. A cidade expõe uma visão pessimista sobre o comportamento humano, a vida em grupo no qual impera o cinismo, a hipocrisia, a chantagem, a vingança, a mentira e a tensão que se estabelece entre a escolha individual e a norma coletiva. Santini, (sem data)

 

  Rafael Trindade (2014) expressa em seu blog a ideia de que o castigo existe exatamente para pagamento da dívida e consequentemente impedir a culpa. No filme porém, não há como por fim à drástica realidade de Grace, pois a cada noite passada em Dogville, seu contrato de dívida é atualizado através do silêncio e cobertura arduamente recebida dos moradores que ultrapassam todos os limites relacionados a punição.

  Ao cabo da obra de Lars Von Trier, o pai de Grace (trazido pela própria Dogville através de denúncia) argumenta institivamente até convence-la de que aquelas pessoas precisam responder por seus atos. Nesse trecho do filme é clara a percepção do interesse pela justiça, a qual Nietzsche descreve como aplicação do castigo ao criminoso quando este age de determinada maneira mesmo quando há outras mais adequadas. (Genealogia da moral, p 53). Além disso, é importante destacar que, este sentimento de justiça é antecedido por distinções intencionais, negligenciais, casuais, responsáveis e entre outros aspectos que segundo Nietzsche o homem toma para a vingança pela injustiça à ele cometida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com