TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: A guerra do fogo

Por:   •  10/5/2018  •  Dissertação  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Resenha do filme A guerra do fogo

Curso: Engenharia Civil

Matéria: Filosofia da Tecnologia

O filme A Guerra do Fogo ou La Guerre Du Feu (original), dirigido por Jean-Jacques Annaud foi baseado na obra literária de J. H. Rosny, tendo como principal enfoque a pré-história e a descoberta do fogo.  A combinação de aventura e ficção científica proporciona uma trama sem o uso de palavras, apenas com gritos, grunhidos, músicas e imagens, conseguindo demostrar assim, como decorreu a vida do homem há 80.000 anos a.C. O filme também aborda a relação entre três tribos de espécies distintas, Neandertais, Homo sapiens e Homo erectus, em que, cada uma apresentava um estágio diferente de evolução.

As cenas iniciais retratam o cotidiano de uma tribo de Neandertais Ulam que habitavam-se em cavernas e apresentavam como principal meio de alimentação a ingestão de insetos, carne de animais, ovos e folhas. Suas vestimentas eram pele de animais e suas vidas giravam em torno de uma fonte natural de fogo. Por não dominarem a prática da fabricação do mesmo, o único meio de capturá-lo na natureza era através de confrontos com outras tribos. Eles o viam como objeto sobrenatural, afinal, este elemento os permitia se aquecerem, iluminar o ambiente noturno, preparar a carne de animais tornando-as mais palatáveis, além de espantarem, principalmente as alcateias como mostra em uma das cenas.

O enredo se desenvolve a partir de um ataque realizado por outra tribo sobre a tribo de Ulam, em que, após uma disputa sangrenta acabaram perdendo a chama que mantinham acesa. Cabe então, ao líder e outros dois companheiros a partirem em busca do precioso fogo e trazê-lo de volta.

Durante a jornada passam por diversas situações e logo no início sofrem um ataque de tigres-dentes-de-sabre, para se protegerem acabam subindo em uma árvore. Após se livrarem dos tigres, os homens avistam sinal de fumaça e chegando ao local se animam por encontrarem resquícios de cinzas, um deles come um pedaço de carne que estava jogado e ao perceber que era de ser humano, cospe demonstrando que apesar de não serem tão evoluídos tinham a consciência que era algo errado. Mais a frente eles se deparam com a tribo Kzamm, sendo eles carnívoros e canibais, mantinham em seu poder duas mulheres de outra tribo. Trava-se então uma batalha entre os homens pelo fogo, enquanto isso, as mulheres conseguem se soltar, uma sobrevive e foge. Os Ulam recuperam o fogo, o líder é ferido, mas escapam. Durante a caminhada eles se encontram com a mulher que havia se soltado, ela possuía o corpo pintado, fala e conhecimentos mais desenvolvidos e com isso acabou ajudando o líder com o seu ferimento.

A partir de então, começa uma nova fase, à volta pra casa com o tão cobiçado fogo. Uma das partes marcantes do filme é quando eles encontram com outra tribo e percebem que eles temem a presença de mamutes, então o líder dos Ulam tenta estabelecer uma comunicação com o animal oferecendo-lhe comida na boca, buscando transmitir que ambos poderiam ocupar o mesmo espaço e que a cooperação entre eles era possível. Feito isso, os homens conseguiram que os mamutes fossem em direção a outra tribo que eles haviam encontrado forçando a saída deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com