TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha ultilitarismo Ético

Por:   •  23/4/2015  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

O utilitarismo ético é uma escola filosófica que nasceu no século XVIII, na Inglaterra. Visa relacionar a prática das ações de acordo com sua utilidade. Dessa maneira, acredita-se que um projeto só deve ser realizado se for útil e benéfico para o maior número de pessoas.

O utilitarismo ético foi criado por Jeremy Bentham, porém foi Stuart Mill que expandiu o uso dessa corrente filosófica.

A ideia dessa concepção sob a ótica da filosofia nos faz perceber o desejo pela felicidade no sentido coletivo, ou seja, a concretização de determinadas ações tem que partir da escolha de todos, visando um resultado satisfatório para um número maior de pessoas.

Essa corrente preocupa-se com as consequências das ações, sempre visando a felicidade e bem estar de todos, por isso ao avaliar um projeto leva em consideração os efeitos do mesmo na coletividade, entre elas durabilidade, vantagens e desvantagens, entre outras.

O utilitarismo é uma corrente extremamente interessante, mas infelizmente nos dias atuais, vivemos em uma sociedade capitalista onde as relações de poder, o trabalho assalariado e as classes sócias contextualizam a realidade de uma sociedade egoísta, que não deixa espaço para os pensamentos e práticas voltadas para o bem coletivo.  Sendo o oposto a corrente filosófica em questão que é voltada para projetos que seja de bem e interesse do coletivo, ou pelo menos da maior parte do mesmo, como diz Bonella A. E. In: Oliveira, Nythamar Fernandes de e Souza, Draiton Gonzaga de (orgs. 2003 p. 77), “O utilitarismo não é individualista porque, em principio, os interesses e direitos individuais dependem do interesse geral”.

Como podemos observar essa concepção ética nos remete a uma sociedade que não diferencia as pessoas e muito menos a separam por classe, etnia ou condição social, no entanto não consideram aquilo que escolhem para si mesmas. Em contraponto ao capitalismo vigente em nosso meio, onde a concorrência faz com que uns queiram se sobressair entre os outros, as diferenças sociais são perceptíveis e acentuadas e onde a minoria escolhe pela maioria.

Bonella A. E. Utilitarismo e ética. In: Oliveira, Nythamar Fernandes de e Souza, Draiton Gonzaga de (orgs.). Justiça e Politica Homenagem a Otfriend Hoffe. Porto Alegre: Edipucres, 2003 p. 75

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com