TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Revolução dos Bichos

Por:   •  2/6/2015  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

REVOLUÇÃO DOS BICHOS - orwell, george

O livro se passa na granja do solar, que futuramente se chamaria Granja dos Bichos, quando o porco Major percebe que o povo está sendo explorado pelo Senhor Jones (um alcoólatra), ele idealiza uma sociedade onde os animais governariam sem o auxílio dos humanos, por isso, ele convoca uma reunião na qual propõem o início do novo sistema de governo, conhecido como animalismo. Os animais são convencidos de que o dono da granja explora a todos e ainda, lucra em cima dos pobres trabalhadores (proletários).

Os animais travam uma batalha contra o Senhor Jones, eles unidos conseguem expulsar o senhor absolutista da granja, para que assim, comecem a governar, nessa luta houveram muitas perdas para os animais, deixando alguns animais órfãos.

Quando Major acaba falecendo o poder passa a ser disputado por dois porcos, Napoleão e Bola de Neve. Bola de Neve acaba assumindo o poder e escreve as sete leis:

Qualquer coisa que anda sobre duas pernas é inimigo

O que anda sobre quatro pernas, ou tem asas, é amigo

Nenhum animal usará roupas

Nenhum animal dormirá na cama

Nenhum animal consumirá álcool

Nenhum animal matará outro animal

Todos os animais são iguais

Enquanto isso, Napoleão aliado ao porco Garganta planejavam tomar o poder para si, por isso durante uma visita a casa, ele descobre os cachorrinhos que ficaram órfãos durante a tomada do poder e os esconde para que ele pudesse os treinar para obedece-lo.

Em uma reunião Napoleão convenceu aos outros animais de que Bola de Neve estava unido aos humanos e que seu plano era colocar Senhor Jones novamente dentro da granja. Por isso, ele mandou que os cachorros, agora adultos, matassem Bola de neve, quando questionado sobre a lei que proibida matar ele alegou que a lei dizia: Nenhum animal matará o outro sem motivo.

Os animais trabalhavam como nunca, eles não se sentiam mais tão explorados, até o momento em que Napoleão, agora no poder, começa a se entregar aos vícios humanos, e para mantê-los começa a comercializar com os humanos. Além de Napoleão, os outros porcos foram se humanizando, e passaram a morar dentro da casa, tinham mais alimentos a disposição e alegavam que por fazer o trabalho intelectual eles precisavam de fartura. Quando questionados sobre as leis afirmavam que a lei era de que todos animais são iguais, mas uns mais iguais que os outros.

Napoleão estava sendo visto como um senhor da granja muito bem sucedido, pois durante a sua governança os animais comiam cada vez menos e trabalhavam cada vez mais, enquanto isso, os porcos, estavam usando roupas, dormindo nas camas, consumindo álcool, andando sobre duas pernas e matando quem se revoltava com o sistema. E já naquela altura, depois de tanto abuso, era impossível distinguir o homem do porco

Palavras-chave: REVOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO, SOCIAL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com