TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme Sócrates

Por:   •  27/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do filme Sócrates

Pelo que entendi, o direito que é e aplicado no filme Sócrates de 1971, que retrata o julgamento e a morte do filósofo grego. O filme mostra que Sócrates foi acusado de corromper a juventude, de não reconhecer os deuses da cidade e de introduzir novas divindades. Ele teve o direito de se defender perante uma assembleia de cidadãos atenienses, mas não conseguiu convencê-los da sua inocência. Ele foi condenado à morte por cicuta, uma pena considerada injusta e cruel.

O filme mostra que Sócrates defendia o poder do povo, o exercício da cidadania e a justiça como princípios fundamentais da política. Ele questionava as crenças religiosas, as tradições e as convenções sociais, buscando a verdade através do diálogo e da razão. Ele era um crítico da democracia ateniense, que ele considerava falha e corrupta.

A meu ver o filme apresenta uma visão crítica do direito como um instrumento de opressão e violência, que pode ser usado para silenciar os dissidentes e os pensadores livres, bem como a importância do direito como uma forma de garantir a “ordem social”, que pode ser ameaçada por pensadores, a qual não seguem.

Resumo do capítulo 4 da obra Filosofia do Direito de Alysson Mascaro

O capítulo 4 se chama a Filosofia do Direito Moderna II e trata dos pensadores que desenvolveram a filosofia do direito no século XVIII, como Rousseau, Montesquieu, Beccaria e Bentham. O capítulo analisa as ideias desses autores sobre o contrato social, a separação dos poderes, a reforma penal e o utilitarismo. O capítulo também mostra como essas ideias influenciaram os movimentos revolucionários da época, como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.

A crítica de Mascaro é o combate à visão de mundo teológica e absolutista fez da filosofia do direito moderna iluminista uma filosofia progressista em face do passado. Ao mesmo tempo, seu individualismo formalmente universalista e seu caráter burguês dela fizeram uma filosofia conservadora em face do futuro.

O direito em Sócrates está relacionado à ideia de justiça como virtude e conhecimento, o justo é aquele que age de acordo com a sua consciência e com a razão, buscando o bem comum e respeitando as leis da cidade. O injusto, por outro lado, é aquele que age por ignorância ou paixão, buscando o seu interesse pessoal e desobedecendo as leis. Sócrates defende que o direito deve ser baseado na dialética, ou seja, no diálogo racional e crítico entre os interlocutores, que visa descobrir a verdade e a essência das coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com