TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Retorna à Escola Militar da Praia Vermelha

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1889 Retorna à Escola Militar da Praia Vermelha, graças ao apoio de seu futuro sogro, o major Sólon Ribeiro e de seus colegas da Escola, que pedem sua reintegração.

E em 1890 Casa-se com Ana Emília Ribeiro.

Contudo, com a proclamação da República, o autor voltou à Escola Politécnica e formou-se em Engenharia Milita, Matemática, Ciências Físicas e Naturais. Porém, Euclides da Cunha começou a contestar as decisões republicanas e resolveu desligar-se totalmente da carreira militar.

Em 1897, quando se mudou do Rio para São Paulo, passou a fazer a cobertura da revolta de Canudos para o jornal O Estado de S. Paulo. No ano seguinte, seguiu para a Bahia como correspondente da guerra, acompanhando a ação do Exército na Revolta de Canudos. Lá permaneceu de agosto a outubro de 1897.

De Volta, começou a escrever os rascunhos de “Os Sertões”. Baseando-se nos Diários, anotações e desenhos que havia colecionado nos dois meses de cobertura da luta.

No ano de 1902 Após um trabalho insano de revisão, “Os sertões” chega à Livraria Laemmert em dezembro, sendo recebido com aplausos e restrições pela crítica.

Em 1909, prestou um concurso em que obteve a segunda colocação, mas sua carreira não durou muito tempo. No dia 15 de agosto daquele ano, entrou armado na casa do amante de sua mulher, o militar Dilermando de Assis, para matá-lo. Atirou, conseguindo apenas ferir Dilermando, que o matou em legítima defesa.

Obras produzidas:

1902 - Os Sertões

1907 - Contrastes e Confrontos

1907 - Peru versos Bolívia

1909 - À margem da história (póstumo)

1939 - Canudos (diário de uma expedição) (póstumo) — Reeditado em 1967, sob o título Canudos e inéditos.

1960 – O rio Purus (póstumo)

1966 – Obra completa (póstumo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com