TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Militares de Paris

Por:   •  21/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

Arquitetura e Distribuição

A fachada

Fundada sob o reinado de Luís XV, a Escola Militar deveria ser um local de aprendizado das ciências da guerra para jovens oficiais. Luís XV, o soberano pacificador, acredita que é necessário saber usar a força com discernimento para instalar uma paz duradoura. Esta filosofia é ilustrada diretamente no frontão do pavilhão central da Escola, acima dos troféus que emolduram o brasão de Luís XV: podemos ver à esquerda, "a Vitória", representada sob as feições de Luís XV vestido na antiguidade, e "França" simbolizada por uma mulher envolta na antiguidade; à direita, pode-se observar a "paz", com um galo de vigilância a seus pés, ao lado de "La Force", encarnado por Hércules: estas estátuas são obra de Louis-Philippe Mouchy. Os dois baixos-relevos "Le Temps" e "L'Astronomie" que enquadram o relógio são de autoria de Jean-Pierre Pigalle.

O castelo e o pátio

"O Castelo" é a parte central da Escola Militar. Distingue-se pela sua cúpula quadrangular inspirada na arquitetura do Louvre. Inclui uma escadaria de honra, uma sala dos guardas que contém bustos de Lemoyne e cinco retratos de grandes oficiais, uma sala conhecida como "marechais", uma capela, uma biblioteca.

Da Revolução à Comuna

Teatro da história, a Escola guarda em suas paredes discretos vestígios de eventos históricos, especialmente no "castelo". Os danos sofridos sob a Revolução ainda são visíveis nos degraus da escadaria principal, já pintada de cinza em seu tempo, porque a rampa dourada era considerada excessivamente luxuosa. Quanto ao salão chamado "Marechals", tornou-se o escritório de Bonaparte, que montou sua sede na escola em 1795, depois de ter sido aluno ali dez anos antes. Você pode ver pinturas de Jean-Baptiste Le Paon, pintadas no campo, por Francesco Casanova, um lustre de cristal da Boêmia, bronzes ornamentais de Philippe Caffieri ... mas também o traço de uma bola, no espelho desenhadas pelas tropas do general Douay, quando retomaram a escola nos Federados durante a Comuna.

Dreyfus

Em 1895, o Tribunal de Morland foi o local da degradação militar do capitão Dreyfus, então acusado de traição, mas será reabilitado na Corte de Desjardins em 13 de julho de 1906.

Dois séculos de serviço pós-venda

Lá fora, no pátio principal, você pode admirar um relógio feito por Jean-André Lepaute, emoldurado por uma jovem de seios nus que mostra a época, que a tradição aproxima Madame de Pompadour e uma mulher idosa. descalço segurando um livro, que simbolizaria o estudo. Ainda hoje, a manutenção é feita pela empresa Lepaute, 235 anos após a instalação do relógio.

A capela de Saint-Louis

Capela de São Luís

A capela da Escola Militar foi construída, escondida no castelo, segundo os planos de Jacques-Ange Gabriel em homenagem a São Luís, padroeiro dos exércitos. A capela foi saqueada durante a Revolução e por um longo tempo não utilizada, exceto como uma loja de roupas militares e como um salão de baile para o segundo aniversário da coroação de Napoleão. A capela foi devolvida ao culto em 1952. Há um teto abóbada baixa e grandes colunas coríntias derretiam na parede. O conjunto finalmente se beneficia de uma bela luminosidade que acentua a natureza simples e elegante da capela. Embora vários elementos tenham desaparecido, podemos sempre parar diante da porta do tabernáculo de bronze que representa Jesus instituindo o sacramento da Eucaristia; levante os olhos para a abóbada, adornada com altos relevos, e descubra os anjos acima do altar e do órgão; observe o baixo-relevo no qual São Luís está representado, de modo a esconder a ponta de um bispo, à esquerda do altar. A capela é decorada com nove pinturas (originalmente onze) que ilustram a vida de São Luís, em vez do caminho tradicional da cruz. O olhar atento pode identificar um romano, um oriental, um muçulmano. Finalmente, a capela abriga um incrível tesouro em seu porão: uma cripta contendo os restos mortais em um caixão de carvalho de Paris Duverney, o fundador da Escola Militar e o Secretário de Finanças Louis XV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com