TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE APOIO PARA COMPREENSÃO E ADAPTAÇÃO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL

Trabalho Escolar: SOCIOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE APOIO PARA COMPREENSÃO E ADAPTAÇÃO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 5

SOCIOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE APOIO PARA COMPREENSÃO E ADAPTAÇÃO DA GESTÃO ORGANIZACIONAIL ÀS MUDANÇAS SOCIO-CULTURAIS RELIGIOSAS.

Durante o processo de formação social de um indivíduo a sociedade contribui de forma integral determinando parâmetros sociais e comportamentais que se estendem ao ramo empresarial. O maior desafio se encontra como foco principal a compreensão das diferentes ações e comportamentos dos indivíduos integrantes dessa sociedade. Tal processo de socialização, entretanto se estabelece de forma complexa e até cognitiva assumindo vital importância. Quando analisados em determinadas situações e contextos sociais relevantes desse indivíduo, a religião estabelece um controle psico-social na inserção e sua permanência em um determinado grupo ou sociedade.

A socialização é um processo contínuo no qual o indivíduo ao longo da vida aprende identificar hábitos e valores característicos que o ajudam no desenvolvimento de sua personalidade e na integração de seu grupo, tornando-o sociável, hábitos estes que não são inatos. Em estado de isolamento social, o indivíduo não é capaz de desenvolver um comportamento humano, pois este deve ser aprendido ao longo de suas interações com os grupos sociais. (Levy, 1973, P.60)

Atualmente, os termos de compreensão da sociologia tendo como estímulo o foco da explicação da religião e espiritualidade compreendendo o contexto organizacional e suas regras impostas ao coletivo e ao individual numa interação de suma importância para as organizações e a sociedade em geral.

Segundo FERREIRA JORDÃO, Eric Henrique (2013)

“A sociologia pode ser considerada como o resultado de uma tentativa de compreensão das situações sociais, concentrando-se na vida organizacional. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas de interferir no rumo da civilização, entendendo como uma das manifestações do pensamento moderno, surgindo também no declínio da sociedade capitalista.”

De acordo com DURKEIN, (1978) tais influências externas, agem internamente na construção da consciência e valores para a interação em seus grupos respectivos justificando escolhas individuais, mas principalmente coletivas.

As influências sociais pressionam os indivíduos a agir e reagir a estímulos externos de sua sociedade. A religião é uma atividade cultural antiga que sempre influenciou fortemente os indivíduos e grupos. Com o surgimento de ciências como Matemática, física e filosofia, há uma transição do individuo que estava no campo teocêntrico para o antropocêntrico, este segundo baseado na lógica e na razão.

O grande nível de globalização e exportação do país internacionalizou a economia no Brasil que apresentou nos últimos anos uma inclinação muito mais voltada à economia do que a política e a religião. Houve-se a necessidade de adaptar as empresas às formas de comercialização em território estrangeiro, com isso moldando a gestão da empresa à cultura, costumes e religiões internacionais.

Um grande exemplo são as empresas: Sadia, Seara, Perdigão e Frangosul apresentadas no artigo "O impacto da Religião na Gestão dos negócios". Essas empresas adaptaram a gestão de seus negócios á cultura muçulmana e a islâmica. Tais empresas utilizam em sua produção de comercialização de frangos a pratica Halal, que requere certos procedimentos como algumas restrições na alimentação de suas aves, determina que os animais sejam mortos com o peito do frango voltado para Meca e com um corte em movimento meia-lua no pescoço feito por um instrumento afiado com o animal vivo e desperto. Essas empresas além de se adequarem as questões religiosas da região, criaram um marketing excelente em cima dessa questão. Atualmente uma organização para se manter competitiva no mercado deve sempre estar com "mente aberta" a novas oportunidades e saber explorá-las de forma que aumente sua lucratividade.

DÜRKHEIM (1996) determina uma relaciona a religião, entre o sagrado e o profano e como estas questões são exercidas em uma instituição, ligadas a estruturas formais, hierárquicas que são relativamente restritas, regidas por dogmas religiosos que remetem de maneira fundamental num sistema de crenças e rituais.

Em contraponto WEBER (1999),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com