TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sofocles

Por:   •  30/5/2015  •  Artigo  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

O LÚDICO: NOVOS OLHARES NO PROCESSO DE ENSINAR E DE APRENDER NA SALA DE AULA

Este  pré projeto de pesquisa constitui um dos elementos a serem apresentados à banca examinadora de seleção do  Programa de Pós-graduação  do Mestrado em Tecnologia do CEFET-MG, área de concentração Educação Tecnológica.

Belo Horizonte, novembro 2014.


  1. TEMA

O LÚDICO: NOVOS OLHARES NO PROCESSO DE ENSINAR E DE APRENDER NA SALA DE AULA

                Este pré-projeto tem como escopo o estudo e a investigação sobre o uso de ferramentas que estimulem a criatividade na apropriação do conhecimento em sala de aula. O pressuposto para este trabalho é que a criatividade possibilita uma liberdade de opções, de escolhas mais significativas e prazerosas no seu próprio desenvolvimento. Como Psicóloga e Artista Plástica, a experiência tem  mostrado que usar teconologias criativas que envolvam a imaginação e o lúdico facilitam o processo de ensinar e aprender de forma mais leve e efetiva.

No ensino superior,  o ambiente de sala de aula tornou-se um lugar de aprisionamento e reprodução da  fábrica, onde nem sempre se previlegia o novo, o inesperado , o lúdico. De certa forma, estes  aspectos contradizem o discurso de inovação cobrado pelas empresas na atualidade. Este estado de coisas gera inquietação na relação professor-aluno numa transferência de acusações sem saída.

Observa-se que vários são os atravessamentos que contribuem para isso,  entre eles pode-se citar: as   mudanças impostas pelas novas tecnologias de informação e de telecomunicações , o cenário de grande quantidade de informações disponíveis, a velocidade do tempo, dos processos de aprendizados, a fluidez do mundo do trabalho em que este aluno deverá se inserir com “sucesso”.  Tudo isto somado  as exigências de um mundo capitalista que transforma as escolas em empresas, onde o processo de educação vira um produto a ser consumido e, na   maioria das vezes, destituído de um significado de aprender para ser, aprender para se tornar um cidadão critíco , estético e político. Parte-se do pressuposto de que se aprende na escola os papeis a serem exercidos na sociedade, seja como cidadão ou como profissional.

Esse  pré-projeto, portanto, tem como  pretensão a busca de fundamentação e respostas para as inquietações que afligem o dia-a-dia da sala de aula, num cenário complexo de ensino superior. Busca respostas teóricas para analisar a subjetividade do estudante, sua situação no processo ensino-aprendizagem, a  univerdade contemporânea  e as relações sociais.

 A sala de aula ainda é um espaço privilegiado, que permite ao professor construir e desenvolver estratégias que poderão causar micro-revoluções em contraposiçao a conformação desse sujeito à ditadura do mercado.

II - JUSTIFICATIVA

A pesquisa deste tema se justifica pelas seguintes razões:

  • pela relevância do tema na sociedade atual e, de forma especial, na formação do estudante universitário-trabalhador;
  • por trabalhar em instituições particulares de ensino e perceber as dificuldades no processo de ensinar e aprender;
  • pelo interesse em construir uma carreira pautada em novas tecnologias;
  • pela minha prática de trabalho dar-se  simultaneamente em educação , em consultório e com  artes plásticas, facilitando o senso de observação das transformações do sujeito;
  • pela perspectiva de, ao final, poder apontar subsídios à metodologia de aperfeiçoamento do ensino superior;
  • finalmente, pela motivação e empenho pessoal com a possibilidade de ampliação e aprofundamento da temática.

III –REFERENCIAL TEÓRICO

A sala de aula é um lugar de complexidade. Compreende-la requer um olhar aprofundado nas relações sociais, nas estruturas internas para se aprender e nas transformações subjetivas do processo. Neste sentido, Marx, Piaget, Vygostsky ,Gilles Deleuze e Felix Guattari  são   pontos de partida teóricos para compreensão desta complexidade . 

Para muitos, continua ainda atual a análise de MARX (1969) sobre o trabalho e  sua relação com o capitalismo. Este pensador foi quem melhor refletiu sobre o assunto e até para contestá-lo é preciso conhecê-lo a fundo. Para Marx (1969), o trabalho é uma condição natural eterna da existência humana. A teoria marxiana parece  ser é a única capaz de pensar o capitalismo dentro de uma perspectiva histórica e dialética, afetando o processo de aprender.

O interacionismo de Jean Piaget e Vygostsky, tambem são considerações teóricas importantes para a compreensão desta problematica.  Considerar  que o conhecimento não existem nem no sujeito nem no objeto, mas nas relaçoes ocorridas entre ambos (SANTAROSA 2006). A aprendizagem e o desenvolvimento acontecem na medida em que o sujeito age sobre o objeto e na medida que possui estruturas previamente construídas ou em processo de construção. Para Santos (1999), a relação que o indivíduo estabelece  com saber no cotidiano, as relações sociais que estruturam estas situações e dinâmica psíquica na constituição deste indivíduo como singular são uma relação de sentido, portanto de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com