TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia.

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução.

A atitude filosófica começa a surgir, quando as pessoas começam a ter duvidas sobre as coisas e querem começar a entender como elas existem, afirmações feitas já não satisfaziam a curiosidade das pessoas elas queriam respostas.

O que é filosofia?

Essa é a discussão de não aceitar como obvias e evidentes as coisas são, as ideias, os fatos, as situações, os valores e os comportamentos do nosso cotidiano, já não podiam aceitar como estão e sim investiga-las e compreender.

Quando lia o texto achei isso muito interessante, “ Perguntaram a um filosofo: Para que a filosofia? E ele respondeu: Para não dar a nossa aceitação de imediato as coisas, sem maiores considerações.

Isso quer dizer que devemos pensar refletir e questionar antes, e não dando decisões sem saber o pra que, e o porque disso!

A atitude Critica.

Algumas características da atitude filofica.

• Negativa: Dizer não ao senso comum.

• Positiva: Fazer uma interrogação sobre o que são as coisas.

A filosofia começa dizendo não as crenças e aos preconceitos do senso comum, portanto, o que imaginávamos saber não sabemos mais.

Para Platão a filosofia começa com a admiração, já para Aristóteles a filosofia começa com o espanto.

Com isso admiração e espanto significa tomarmos distancia do mundo costumeiro através de nosso pensamento olhando-o como se nunca tivéssemos visto antes.

Capítulo 1

A origem da Filosofia.

A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras- philo e sophia. Philo

deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais.

Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.

Filósofo: A pessoa que a ama a sabedoria, tem cede conhecimento.

Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja

o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

Quem inventou a palavra Filosofia, foi o filosofo grego Pitágoras De Somos, ele teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertencia aos deuses, mas que os homens poderiam deseja-la e ama-la, assim tornando-se todos filósofos. Pitágoras gostava de dizer que o filosofo não é movido por interesses comerciais, que eles colocam o saber como propriedade sua, como coisa para ser comprada e vendida no mercado, também não é movido pelo desejo de competir, não faz das ideias e dos conhecimentos, uma habilidade para vencer, mas é movido pelo desejo de observar, completar, julgar e avaliar as coisas, a vida, em resumo pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que esta diante de nós para ser contemplada e vista, se tiver olhos para vê-la.

No texto deu para entender que quando escutamos dizer que a Filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui algumas características, apresenta algumas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece algumas concepções sobre o que sejam a realidade, o pensamento, a ação, as técnicas, que são tão diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas. A filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos e que por razões históricas e políticas, tornou-se, depois, o modo de pensar e de se exprimir predomina mente da chamada cultura europeia ocidental da qual, em decorrência da colonização portuguesa do Brasil, nós também participamos. A filosofia nasce no século VII antes de Cristo.

A filosofia possui vários legados, mas o mais importante da Filosofia grega é, portanto, essa diferença entre o necessário e contingente, pois ela nos permite evitar o fatalismo.

Portanto a Filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade em que vivemos, insatisfeitos com as explicações que as tradições lhe deram, começam a fazer perguntas, questionamentos para elas, d4emostrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as coisas da Natureza, os acontecimentos e as ações humanas o ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.

Capítulo 2

O nascimento da Filosofia.

Ouvindo a voz dos Poetas.

O capitulo 02 fala muito sobre os potes, e qual a importância deles no conhecimento da Filosofia, e qual a relação entre eles. “Assim começa com esse trecho que diz muito sobre o capitulo” Escutemos, por um instante,voz dos poetas, porque ela costuma exprimir o que chamamos de “ sentimos do mundo”, o sentimento da velhice e da juventude perene do mundo, da grandeza e da pequeneza dos humanos ou dos mortais.”

Em uma das obras poéticas mais importantes da cultura do Ocidente europeu, a Metamorfoses,o poeta romano Ovídio exprimiu todos esses sentimentos que experimentamos diante da mudança, da renovação e da repetição, do nascimento e da morte das coisas e dos seres humanos.

O que perguntavam os primeiros filósofos?

Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos

semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore, de um cão nasce outro cão, de uma mulher nasce uma criança? Por que os diferentes também parecem fazer surgir os diferentes: o dia parece fazer nascer a noite, o inverno parece fazer surgir a primavera, um objeto escuro clareia com o passar do tempo, um objeto claro escurece com o passar do tempo?

Perguntas como estas que os primeiros filósofos fizeram, para buscarem uma concepção e uma resposta de tudo. Mas como tudo a religião, as tradições e os mitos explicavam todas essas coisas, mas para eles isso já não era o bastante, para pessoas que viviam com uma interrogação sobre as causas da mudança, da permanência, da repetição, da desaparição e do resurgimento de todos os seres. Haviam perdido força explicativa, não convenciam nem satisfaziam a quem desejava conhecer a verdade sobre o mundo.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com