TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Filosofia da Educação

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Filosofia da Educação no Mundo Ocidental

        Professor: Marcio Nicodemos

Aluno: Henrique de Oliveira Jacintho

DRE: 109146870

               

                         

COMO CRIAR CONDIÇÕES POSSÍVEIS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA CUJA PRINCIPAL REFERÊNCIA SEJA O SER HUMANO E CUJO PRINCIPAL OBJETIVO SEJA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E DEMOCRÁTICA?

 

        O próprio ato de criar tais condições podem ser elaboradas como atividades educacionais a partir da reflexão do eu, do outro e do mundo ao nosso redor, uma reflexão que possa surpreender à primeira vista, na medida em que tentamos iniciar uma percepção que vai além da prática do dia a dia e tal fenômeno é construído onde a nossa rotina faz com que permanecemos na simplicidade, nos limitando a meros trabalhadores braçais e assim, levantar questões sobre vivencias, relações, conflitos, barbáries e de certa forma, diferentes violências expressas cotidianamente na sociedade a partir de encontros participativos para quebrar a rotina e iniciando a saída da roda-viva do cotidiano, sendo possível colocar essas questões em prática e o reconhecimento do eu como parte integrante desta sociedade como seres críticos e reflexivos.

        Essas reflexões servem para entender a complexidade dos mecanismos de perpetuação das desigualdades, onde ação humana é responsável pelo controle utilizando de recursos como a política, a ordem, a força e o caos, legitimando “verdades absolutas”, para sufocar, oprimir e sucumbir qualquer forma de oposição. E aí se entende a importância da educação para favorecer uma cultura de solidariedade diante das diferentes violências expressas diariamente na sociedade. Essa parte da atividade educacional serve para captar relevância da educação como uma alternativa para buscar respostas aos inúmeros conflitos existentes. Nesse momento, percebe-se a educação como instrumento de modificação do indivíduo, que traz em si a essência de tal reformação, deve-se colocar o ser humano no centro desse processo e pensar numa educação que possa valorizá-lo e respeitá-lo em suas diferenças e, ao mesmo tempo, mostrar que o seu futuro pode ser construído de maneira justa e democrática.

        Para chegar a esse raciocínio, é importante fazer um levantamento histórico dessas atrocidades e seus métodos de arbitrariedade, perseguições e violência, assim como as formas de lutas, resistências e toda mobilização para uma construção coletiva e os resultados de tais intervenções ao longo do tempo. Isso é importante para entender as novas técnicas de controle e manipulação utilizados nos dias de hoje e seus principais atores que buscam perpetuar o poder.

        Alem disso, uma organização de maneira igualitária e uniforme é preciso também compreender o homem como indivíduo, nesse caso, uma atividade voltada para o conceito de liberdade, onde é interpretado como um valor central nas sociedades democráticas, mas não apenas isso, “ser livre” é direito almejado por todos e podem ocorrer conflitos que surgem a partir de atos que, inevitavelmente, envolvem outros indivíduos, perturbam limites, põem em questão convenções e costumes já estabelecidos. Nesse cenário, é significativo que os todos estejam até aqui com a clareza sobre “viver livremente”, pois, de acordo com a ética, a liberdade está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais, mas quem determina esses conceitos? Como você sabe que é livre? Você pratica essa liberdade? Essas e outras perguntas relacionadas servem de provocação para tal problematização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (394.9 Kb)   docx (350.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com