TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Filosofia

Por:   •  13/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE FILOSOFIA

RELEVÂNCIA DA FILOSOFIA NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS VOLTADAS PARA O ÚTIL, O PRAGMÁTICO, O IMEDIATO E O INSTANTE.

DICENTE:
CÓDIGO:

DOCENTE: ME. NANDO ARAÚJO

“O homem se deixou empolgar pelo fazer que perdeu a perspectiva do ser. E de tal forma deixou-se apaixonar pela ideia da produção, que perdeu o senso da perfeição. Na perspectiva do mais, esqueceu a perspectiva do melhor”
- Eduardo Padro de Mendonça

INTRODUÇÃO

A filosofia é a ciência do saber, é ela quem nos dá os meios para que possamos refletir sobre determinados assuntos, atualmente no mundo em que vivemos a alienação toma conta da sociedade fazendo com que exista menos pensadores e mais pessoas escravas da alienação, ou seja, pessoas manipuladas pelas tecnologias e pelo consumo exacerbado.

DESENVOLVIMENTO

O significado da palavra filosofia provém da língua grega “filos” (amor ou amigo) e “sofia” (conhecimento, sabedoria, verdade) significa amor á sabedoria, ou absorção ao saber, ao conhecimento, nascida na Grécia como um meio de buscar conhecimento diverso sobre o que dizia a mitologia num tempo onde a religião explicava desde fenômenos da natureza até a vida cotidiana. A filosofia trata o conhecimento de forma geral e explica um pouco de tudo.

Atualmente a filosofia ainda trata o conhecimento como um todo. A tecnologia tem contribuído muito para o desenvolvimento, cura de doenças e para trazer conforto à sociedade, O mundo avança graças a ela, porém a sociedade está cada vez mais alienada e o grande problema é que temos pessoas especialistas, grandes desenvolvedores, mas que ficam de fora do conhecimento geral. O homem moderno de tanto servir á maquinas passou a refletir como uma e um exemplo claro foi a revolução industrial onde a luta pelo poder e o mercantilismo passou a controlar a população o mecanismo e as maquinas fazendo com que o homem perdesse sua importância, outro exemplo muito comum é a criação de armas nucleares ou descobertas de genética e clonagem, não sabemos se estes recursos serão usados para o bem da humanidade, mas a consequência que trará é um assunto da ética da filosofia, ou seja, a ciência que tem o objetivo de trazer a melhoria da qualidade de vida.

CONCLUSÃO

A filosofia é muito importante para a realização de um alargamento da visão e das dimensões tanto da vida quanto da existência, em extensão e profundidade, a mesma faz com que possamos refletir sobre as consequências de cada ação realizada, para que as ações interfiram menos na vida de uma sociedade. Mesmo com tantos problemas atuais ainda existe um meio onde possamos nos tornar mais pensadores sobre nossas ações para que possamos construir um mundo com mais sentimentos e coerção das mesmas.

REFERÊNCIAS

PRADO, Eduardo – As ideias movem o mundo

HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. São Paulo: Martins

Fontes, 2003

LASSWEL, Harold. A teoria Hipodérmica.

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/filosofia-488722.shtml acessado em 30 de agosto de 2015.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com