TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Filosofia

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  1.522 Visualizações

Página 1 de 3

1. Há diferença entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença?

Sim. Nosso conceito de modernidade está muito relacionado com o que está sendo muito utilizado pelas pessoas, o que está na moda no momento. Por exemplo, uma roupa, um celular, etc. Mas segundo Kant “modernidade é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele mesmo é o responsável”. De acordo com Kant menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outra pessoa, ou seja, é depender de alguém para definir quem você é, o que deve pensar e o que deve fazer. Kant diz que ser moderno significa ser autônomo, é quando você mesmo faz a lei e a cumpre. Ser moderno equivale a ser responsável, a responder pelo que se é e faz, por própria conta e risco. Ser moderno significa ser livre, mas entendendo liberdade como responsabilidade, e não simplesmente como o direito de fazer o que se quer. Segundo Kant, o que nos leva a não sermos modernos, a não sermos livres e autônomos é a preguiça e a covardia; é o fato da maioria das pessoas preferir ser menor. É cômodo atribuir a culpa aos outros quando as coisas não vão bem ou não dão certo, é cômodo ser dependente e por isso é preciso muita coragem para alguém ser moderno.

2. Falamos cada vez mais em “crise da modernidade”, ou em “pós-modernidade”? O que se pode entender com essas expressões? De que forma elas mostram algo que se percebe como presente na vida prática das pessoas?

Acredito que falamos cada vez mais em pós-modernidade. Pós-modernidade é um conceito atual e complexo que sucede a modernidade. A pós-modernidade é basicamente uma crítica da modernidade, de seus valores e princípios. A modernidade se caracterizou pela crença na ciência, além da razão e do progresso como guias da humanidade. Estes princípios deixaram de serem referências intelectuais, sociais e artísticas, a partir do momento que a realidade mostrou um resultado decepcionante: os valores da modernidade. O ideal de modernidade havia fracassado e então surge um novo período: a pós-modernidade. Percebemos muitas características do pós-moderno na vida das pessoas como, por exemplo, o desencanto social em relação à religião, a política e a ciência. A ideia da verdade e do progresso é frequentemente questionada. A comunicação e o consumo são essenciais para entender nossa civilização. As ideias tradicionais deixam de ser referências válidas, o que importa é o imediato, o aqui e o agora.

3. Explique o modo diferente de Sócrates e Platão entenderem a filosofia.

Para Sócrates a filosofia é a busca da sabedoria, e é também, mais claramente, um modo de viver, e não só de saber; e a de Platão, para quem a filosofia é o encontro da sabedoria, tornando-se a filosofia uma verdade encontrada e conhecida; e aí ela se transforma em doutrina, com um determinado conteúdo. Para Sócrates, a filosofia tem a ver com Eros. Filósofo sempre é alguém que ama; se não amar, não é filósofo. Filósofo é quem busca eroticamente, amorosamente, entender as coisas, o mundo; é quem busca a verdade; é quem procura compreender o seu próprio eu, na relação com os outros no mundo, que é o lugar em que os seres humanos se encontram. Na obra “O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com