TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Filosofia

Por:   •  18/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Renato Souza Martins - 17113110228

Considerando o texto de Rubens Alves como referência, seria correto afirmar que ele aproxima senso comum e ciência? Justifique sua resposta com base em argumentação pertinente ao texto de Rubem Alves.

O Texto aproxima o Senso Comum da Ciência e, mais ainda, sustenta que essa está contida naquele. Ou seja, que a Ciência surge a partir do Senso Comum como um refinamento do Pensamento Humano. O que relaciona os dois é justamente o seu objeto de observação: o mundo. Ambos são a expressão do mesmo fenômeno humano que é a tentativa e, principalmente, essa necessidade humana de compreender o mundo. Por essa palavra “compreender”, pode-se conceber não só o entendimento de sua mecânica, suas regras de funcionamento. Mas, para, além disso, entender seu sentido, sua razão de existir. Cabe ressaltar, a meu juízo, que, embora o texto não se aprofunde nesta questão, esse conceito implícito de regras e, portanto, de ordem é fundamental aos dois. Afinal, se o caos e a desordem fossem a essência do mundo, tal tentativa de conhecê-lo seria inútil e esse conhecimento inexequível.

O Homem, em dado momento, se distinguiu dos animais por essa consciência de si mesmo e por essa faculdade de pensar o mundo e seus fenômenos, seja para sobreviver, seja para dar mais amplitude a sua subsistência.  A partir do momento que ele começa a viver em grupos cada vez maiores (sociedades, cidades, povos), essas concepções de mundo vão sendo compartilhadas. Sobrepostas umas as outras, tais visões de mundo vão formando um pensamento coletivo comum. E a isso se pode denominar de Senso Comum.

Embora, hoje em dia, essa expressão muitas vezes tenha um cunho pejorativo, há que se perceber que a Ciência nasce desta construção coletiva de pensamento. E, por mais que seus métodos tentem imprimir a ela uma objetividade imparcial, compromisso este que nem sempre se atribui ao Senso Comum, inúmeras são as situações em que ambas comungam das mesmas respostas e resultados. Um bom exemplo disso era a ideia de que o Sol girava entorno da Terra, que nos parece absurda nos tempos de hoje, mas foi aceita por muito tempo tanto pela Ciência quanto pelas pessoas comuns.

Sendo assim, reafirmando o que já foi dito, o texto concilia as duas esferas de pensamento. Sendo que para isso, tanto desmistifica a Ciência, algo que em sua essência pode ser experimentado por todos os cientistas ou não, quanto, por outo lado, enaltece e reconhece, no conhecimento advindo do Senso Comum, legitimidade e relevância.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com