TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Filosofia

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Como é o homem em estado de natureza para Rousseau?

Segundo o texto para Rousseau o estado de natureza não caracteriza um período da história humana marcado por inconveniências a serem superadas pela constituição da sociedade civil. Enquanto alguns pensadores pensavam que o estado de natureza era um período de selvageria fundamentalmente insatisfatório, onde os aspectos negativos dificultavam demasiadamente quando não inviabilizavam a vida em coletividade, Rousseau argumenta que o estado apresenta características positivas a ponto de ser chamado o filósofo do bom selvagem, em alusão às qualidades superiores que, a seu ver exibiam os indivíduos que viviam no estado de natureza. O equilíbrio dessa relação rompe quando ela começa a inserir-se num contexto dominado pela sociedade e pela civilização com as consequências necessariamente negativas que elas trazem . Rousseau naquele período ressalta que o homem era de tal maneira autossuficiente que prescindia da convivência com seus semelhantes. Partindo por este pressuposto, o selvagem levava uma vida não muito diferente da maioria dos animais.

  1. O que significa dizer que a soberania é inalienável? Que tipo de contrato resulta desse princípio?

O significado em dizer que a soberania é inalienável é que nenhum estado constituído pode abrir mão de sua soberania, ou seja, não pode aliena-la. Uma vez estabelecido o estado sua integridade(Poder independente, alto  determinação)deve ser mantido. O contrato que resulta desse princípio é uma sociedade unida, que ama sua pátria e democrática.

  1. Que distinção Rousseau estabelece entre o governo e soberano?

A distinção estabelecida por Rousseau entre governo e soberano é que o poder soberano e constituído por um corpo coletivo que expressa através da lei a sua vontade geral. O governo, segundo Rousseau, é um corpo de magistrados que apenas executa as leis sujeitando-se ao poder e a vontade do soberano ( Povo).

  1. O que Rousseau pensa do governo representativo?

O pensamento de Rousseau sobre o governo representativo é que ele tinha consciência das diferenças entre as sociedades antigas e as sociedades modernas, seja quanto ao funcionamento da democracia antiga, ou quanto aos hábitos de vida .Sabe que falta no seu tempo o ócio, que a cidade antiga garantia ao cidadão explorando o trabalho escravo, razão pela qual chama atenção para a importância dos mecanismos de controles adequados ao sistema representativos, uma vez que o envolvimento excessivo do individuo com seus interesses particulares afasta-o  da participação direta e contínua na vida pública. Rousseau chama atenção para o fato de que a participação política e que nos garante a liberdade civil.

  1. Qual a diferença entre a vontade geral e a vontade da maioria?

A diferença é que: a vontade da maioria é um consenso. Já a vontade geral é o interesse comum, que se revela ao eliminarmos todos os interesses conflitantes entre os homens, segundo Rousseau. De acordo com este entendimento, a vontade geral é sempre tendenciada para aquilo que é bom à coletividade. A vontade geral são todos os interesses, que simultaneamente, são úteis para todos os homens. Ela não pode ser confundida com a “vontade de todos”, que seria a somatória de todos os interesses particulares, egoístas e conflitantes dos homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com