TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho filosofia

Por:   •  9/5/2016  •  Artigo  •  3.611 Palavras (15 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

Discute o avanço, melhorias e comparações feitas através da visão do meu ascendente, sobre os tópicos específicos, como: segurança, educação, moradia, trabalho, saúde, dentre outros. Através do conhecimento e recordação de minha avó obtive a metodologia para produção desse trabalho, entrevista onde ela mostrou sua visão, sua opinião sobre determinados assuntos. Esse trabalho teve por objetivo mostrar o que uma pessoa que viveu em outra época pensa de diferente das pessoas atualmente, no assunto justiça. Conclui-se que existe uma grande diferença no modo de pensar, porém pessoas com mais idade são sábias e tem muito a nos ensinar.

4

Introdução

A visão de minha avó Darcy Flor, 73 anos de idade traz diversos conhecimentos, para algumas pessoas a visão de uma pessoa com mais idade pode parecer antiquada, ultrapassada, porém o ponto de vista dessas pessoas é tão atualizado e sábio quanto de um jovem. Saber o que se passou e como era certas situações na juventude de minha avó me trouxe muito conhecimento e me auxilio a melhorar meu ponto de vista nos tópicos entrevistados a minha avó.

5

Conclusão

Conclui-se com esse trabalho que se tem muito o que aprender com as pessoas com mais idade, pode até parecer de início algo ultrapassado, porém muito pelo contrário pessoas com mais idade podem transmitir muito conhecimento através de seus conhecimentos e situações vividas na sua juventude. Este trabalho também me deu a oportunidade de ouvir minha avó e compreender o que ela tinha para me dizer.

17

Moradia

Através da visão de minha avó a moradia atual, comparada com a moradia de alguns anos atrás, é possível notar que ela se verticalizou bastante. Ou seja antigamente as pessoas, principalmente de classes inferiores não tinham acesso a apartamentos ou casas próprias, então muitas dessas pessoas moravam em cortiços. Diferente da situação atual onde a moradia se verticalizou, principalmente após os sistemas habitacionais e afins, atualmente as moradias mais populares estão voltadas para pequenos prédios.

Atualmente a aquisição de uma moradia se facilitou ainda mais justamente pelos sistemas habitacionais e afins, dessa forma se tornou um pouco mais acessível a primeira moradia, isso devido a dilatação dos prazos para pagamentos, diferente de antigamente onde as pessoas viviam muitos anos pagando aluguel e não conseguiam comprar sua moradia.

6

Educação

A educação a alguns anos atrás comparada com a educação atual, é nítida a diferença entre o que era a educação pública comparada com a educação privada relacionada a situação atual da nossa educação. Na juventude de minha avó a educação pública era de um nível muito elevado com relação ao que é hoje, ao ponto de pessoas de classes altas transferirem seus filhos de escolas privadas para escolas públicas. Diferente de atualmente onde as escolas públicas estão em uma situação deprimente e as pessoas que não possuem condições de colocar seus filhos em uma escola privada ficam constrangidas, pois sabem que o filho terá uma educação péssima e ainda correrá risco de violência nas escolas públicas.

Por outro lado antigamente as faculdades privadas pautavam por uma excelência, era muito importante para uma faculdade privada ter o nome em destaque. Atualmente se proliferou tanto a quantidade de faculdades, que o nível caiu muito. Embora atualmente o nível das escolas privadas tenha aumentado muito, o nível das faculdades privadas caiu muito, justamente pelo fato de ter muita faculdade, chegando ao ponto de uma pessoa que deseja ingressar na faculdade não precisar fazer o vestibular para entrar na faculdade, basta fazer uma redação e consegue entrar. Isso mostra que as faculdades privadas tem muito mais vaga do que demanda, fazendo com que o nível caia muito.

7

Judicial

O acesso a justiça antigamente era um pouco mais oneroso e complicado do que é hoje, as pessoas para terem acesso ao judiciário necessitavam quase que obrigatoriamente ter um advogado e tinham diversas dificuldades. Atualmente, principalmente pelas juntas de pequenas causas e afins, as pessoas tem um acesso um pouco mais fácil ao judiciário, muitas vezes não precisando pagar um advogado, utilizando alguma conciliação conseguem resolver seu problema.

O judiciário atualmente está um pouco mais acessível, porém a demora para se resolver processos e afins continua da mesma forma que a alguns anos atrás.

8

Salarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com