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Ética Politica e Sociedade

Por:   •  30/6/2016  •  Tese  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

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Analisei os conteúdos apresentados nas unidades 3 e 4, percebi varias diferenças entre a social democracia e as idéias de Jonh Locke, dentre as principais estão: Na Social Democracia,  existe cooperação, no sentido de solidariedade e fraternidade, cooperação como rejeição a competição fomentada pelo mercado. Esse conceito de cooperação também exemplifica o altruísmo, onde as pessoas oferecem ajuda sem esperar pelo retorno. Em relação a igualdade, valorizam cada um sem nenhuma desigualdade levando em conta a igualdade no que refere-se a oportunidades. O argumento da igualdade, geralmente, tem como base a rejeição das consequências causadas pela desigualdade econômica, pela ineficiência do sistema social e pela pobreza (ou exclusão social como hoje é chamada). Os sociais-democratas afirmam veementemente que a desigualdade deve ser combatida principal, e primeiramente, no campo da educação, oferecendo-se oportunidades iguais de educação para todos. Para eles, a concepção de liberdade dos basicamente a mesma dos liberais e dos conservadores, porém inclui a noção de que as pessoas não são livres ao menos que tenham as condições (recursos) suficientes para realizar certas coisas. A Liberdade para eles necessita de igualdade para existir plenamente. Assim, quanto maior a desigualdade menor a liberdade. A liberdade política também deve significar liberdade econômica. Por exemplo, se você vive com medo do desemprego, ou não tem como se sustentar, significa que você não é livre para participar do processo político, pois sua necessidade o limita. Finalmente os sociais-democratas afirmam que a liberdade é um resultado da ação do Estado, assim se o Estado não está preparado para prover um suporte a liberdade que se encontra nas leis, sua população não é livre. Já no Liberalismo, os valores parecem se inverter. Como todos os liberais os liberais-sociais tem como foco o indivíduo, ele é um ente em si possuidor de direitos naturais como propriedade e autodeterminação. Sendo assim, o indivíduo vivendo entre outros indivíduos possui seus desejos, pensamentos e sonhos particulares que podem ou não estar em conjunção com outros indivíduos o que pode uni-los através de sociedades, clubes, partidos, sindicatos, etc, porém sem retirar deles sua individualidade. Sua liberdade política, econômica e social dos indivíduos é um valor absoluto, não existindo motivo que venha a tolher ou diminuir a liberdade nas três esferas. A liberdade para participar das instituições e processos políticos deve ser assegurada a todos independente de seu pensamento político, a Democracia-liberal (democracia representativa, com eleições periódicas entre partidos de ideologias diferentes e antagonistas, porém que sustentam o sistema) é a cristalização deste princípio. A liberdade econômica aplica-se a possibilidade, ou não, dos indivíduos sós ou em associações empreenderem, sem muitos entraves e com a liberdade de mercado necessária para o exercício de sua atividade. A liberdade social aplica-se na possibilidade, ou não, dos indivíduos se unirem em associações civis como família, clubes, confrarias, movimentos sociais e ao mesmo tempo terem liberdade para afirmar ou reafirmar seu caráter individual ou de grupo de forma livre e democrática. A autodeterminação do indivíduo aplica-se a toda e cada ação individual sendo sua consciência seu limite, porém para que não haja um estado de violência entre os indivíduos autodeterminados é necessário que existam convenções de comportamento que minimamente regulem os limites da ação individual para evitar danos a pessoas, ou ao patrimônio de outro indivíduo. A justiça para os liberais-sociais é vista, acima de tudo, como a aplicação real da ideia do Império da Lei que prescinde da ideia de Igualdade perante a lei para todos os indivíduos. Um outro âmbito da justiça é a diminuição das desigualdades iniciais entre os indivíduos no que se refere a saúde e educação, sendo essa duas condições necessárias e suficientes para igualar em possibilidades os indivíduos para que eles possam competir no mercado econômico, na sociedade e na política. Assim, o Estado é o ente que deve promover, regular e sustentar esta justiça para que os desvios causados por problemas políticos, sociais e econômicos sejam desfeitos em prol da auto-realização do indivíduo e da maximização de suas potencialidades.

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