TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica da Terra

Por:   •  16/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do Planeta Terra ser dinâmico para a manutenção da vida.

A Terra é um dos planetas que fazem parte do sistema solar e é o terceiro planeta mais próximo do Sol. A sua formação ocorreu há bilhões de anos, assim como a existência de vida aqui. Algumas teorias explicam sua origem, como a teoria da nebulosa solar.

Até onde se sabe a Terra é o único planeta do sistema solar em condições de abrigar vida da forma como a conhecemos. Isso acontece porque o planeta possui algumas condições únicas, como 71% de sua superfície coberta por água, placas tectônicas e um forte campo magnético.

Nosso planeta é considerado telúrico ou terrestre e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo.
A crosta terrestre é também conhecida como litosfera e corresponde à camada mais externa do planeta Terra. Já o manto trata-se de uma camada intermediária situada acima do núcleo e boa parte dos fenômenos que afetam a crosta terrestre tem origem na parte superior do manto. O núcleo é a parte mais interna do planeta e pode ser dividido em externo e interno.

Além da estrutura externa, há também a interna, conhecida como biosfera, que corresponde à litosfera, hidrosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições para a existência e manutenção de vida terrestre.

Além de apresentar condições favoráveis à existência de vida, também possui recursos naturais que propiciam a manutenção dessa existência, e é por eles que os seres vivos mantêm-se, pois são retirados recursos minerais, fontes de energia, alimento, entre outros.

É justamente na biosfera, que significa “esfera da vida”, ou seja, onde existe vida, que acontecem as interações entre os seres vivos com os elementos naturais. Dessa forma, cada região do planeta possui aspectos particulares de luminosidade, relevo, clima, vegetação, água entre outros. A biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta Terra.


hidrosfera representa a esfera das águas, composta por toda água existente no planeta em diferentes lugares como em rios, lagos, geleiras, oceanos e mares. Já a atmosfera consiste na esfera dos gases, que corresponde ao conjunto de gases que envolvem a Terra. E por ultimo temos a litosfera que corresponde ao conjunto de rochas e solos onde encontramos diversos tipos de minérios.

O mais importante da composição do sistema terrestre, é vermos que eles não são “estáticos”, pelo contrário, são elementos bastante dinâmicos, de modo que um interfere sobre o outro. Exemplo: a água das chuvas altera o relevo, que altera a composição da superfície e, a depender de suas formas, influencia até o clima, e assim sucessivamente.

Referências Bibliográficas:

- SOUSA, Rafaela. 
Planeta TerraBrasil Escola. Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-planeta-terra.htm (Links para um site externo.). >Acesso em 15 de março de 2021.
-
 Conheça mais sobre o planeta TerraTerra. Disponível em < https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/conheca-mais-sobre-o-planeta-terra,ab39f9d4566ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html (Links para um site externo.) > Acesso em 15 de março de 2021.
- FREITAS, Eduardo de. 
A BiosferaMundo Educação. Disponível em < https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-biosfera.htm (Links para um site externo.) > Acesso em 15 de março de 2021.
- PENA, Rodolfo Alves. 
Sistema TerrestreEscola Kids. Disponível em < https://escolakids.uol.com.br/geografia/sistema-terrestre.htm (Links para um site externo.) > Acesso em 15 de março de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com