TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA DISCENTES DE LICENCIATURA

Por:   •  24/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA DISCENTES DE LICENCIATURA

Ana Isabela de Alencar Carvalho Luciano¹

bella_moreiraexu96@hotmail.com

Bruna Emanuelle Feitosa Castro²

bbsfeitosa@hotmail.com

  1. Estudante de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA)
  2. Estudante de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA)

ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do estágio supervisionado, e a relação entre prática e teoria, etapa fundamental para a consolidação dos cursos de licenciatura nos permitindo uma visão ampla do ambiente escolar, dificuldades e prazeres que a futura profissão nos propiciará. Sucedido pelos estudantes do 5° semestre de Geografia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Para muitos a primeira experiência em sala de aula, como professor. O estágio em discussão foi realizado nas turmas de 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato-CE na Rua Dr. Quixadá Felício, 89, bairro Pimenta. O Estágio é o período que o discente estagiário, passa a observar e desenvolver atividades pedagógicas. Tornar-se professor vai muito além de ensinar o conteúdo. Como educadores aprendemos muito mais. É necessário tirar horas para estudar, organizar plano de aula, observar a interação professor X aluno, estrutura da escola, nos policiar sempre em nossas atitudes e falas, porque estamos servindo de exemplo, tanto dentro como fora do ambiente escolar. Esta experiência de vivenciar o ambiente de trabalho garante-nos o conhecimento da profissão escolhida. Através do programa de estágio de observação aprendemos habilidades essenciais para a prática futura.

Palavras-Chave: Estágio supervisionado; Educador; Prática.

INTRODUCÃO

O Estágio Supervisionado é indispensável na formação de professores nos cursos de licenciatura, é um processo de aprendizagem essencial a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios dessa carreira, na qual os estudantes são incentivados a conhecerem espaços educativos entrando em contato com a realidade sociocultural da população e da instituição. Como preparação à realização da prática em sala de aula, o estágio se configura como uma possibilidade de fazer uma relação entre teoria e prática, conhecer a realidade da profissão que nós, discentes de licenciatura escolhemos para desempenhar, pois, quando temos contato com as atividades que o estágio nos proporciona, inicia a compreensão daquilo que temos estudado e começamos a fazer a relação com o cotidiano do trabalho.

Este trabalho surgiu a partir da experiência realizada no estágio de observação pelos estudantes do V semestre de Geografia, para a conclusão do componente curricular, Estagio Supervisionado I com carga horaria de 60 horas, sendo acompanhado duas vezes na semana, anotações sendo feitas desde o momento da chegada até o termino das aulas.

Ocorrido  nas turmas de 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato-CE na Rua Dr. Quixadá Felício, 89, bairro Pimenta. Com atividades desenvolvidas, dentre elas:  observação de aula, interação com alunos e professores, análise de estrutura física do colégio e auxílio ao professor.

A professora que ministrava as aulas sempre demonstrou um bom domínio de classe apesar da sala – e a escola no geral – demonstrarem uma grande carência  de estrutura, com salas quentes e abafadas, sem saída de ar, ventiladores quebrados, e a turma está com uma grande falha, muitos tinham desistido por problemas pessoais e familiares e aqueles que  continuaram, demonstravam desinteresse. As condições não eram favoráveis, as aulas ocorriam no período da tarde, e normalmente quem estuda nesse período são aqueles que já têm famílias e outros afazeres para cuidar, tornando a vida estudantil ainda mais complicada.

Porém com todas essas dificuldades, a professora sempre ministrou aulas interativas, utilizando slides, vídeos, documentários, filmes, trabalhando com dinamismo. Além da professora da escola fazer parte do serviço técnico pedagógico, que é formado pela supervisão escolar, orientação educacional e serviço social, onde este procura realizar um trabalho interprofissional favorecendo estabilidade de ações conjuntas com vistas a um processo educativo eficaz e eficiente. Assim é feito um trabalho conjunto na escola através de: conselho de classe, acompanhamento sistemático do rendimento do aluno, reuniões de planejamento, encaminhamento dos alunos para uma política estudantil.

Enquanto os alunos estão ausentes da realidade da sala de aula, e o estágio de observação serve justamente para isso, nos colocar a par da real situação de um professor do nosso sistema educacional. A observação é fase inicial, e é por meio dela que nós estudantes de licenciatura organizamos nosso “espaço” e adquirimos experiência para enfrentar o desafio que é lecionar, através deste estágio podemos nos aprofundar mais nas leis em que a educação é regida, como funcionam as regras dentro da escola, como é a estrutura educacional atual no Brasil e como pode afetar a vida de estudantes e professores.

Segundo (Pimenta 2004, p. 120) “O estágio tem por objetivo, preparar o estagiário para a realização de atividades na escola, com os professores nas salas de aula, bem como para a análise, avaliações e crítica”.

DESENVOLVIMENTO

O estágio é uma prática de aprendizado por meio do exercício de funções referentes à profissão que será exercida no futuro e que adiciona conhecimentos práticos aos teóricos aprendidos no curso de licenciatura.

Sendo o estágio de observação um momento fundamental para a formação dos futuros professores, processo de práticas e experiências. Uma atividade que permite ao discente estagiário a oportunidade de colocar em prática tudo que vem aprendendo durante a formação acadêmica e ganhar experiência em sala de aula. Essa experiência deverá servir para o aluno como uma aproximação da realidade dos conhecimentos acadêmicos e práticas a serem desenvolvidas do ensino-aprendizagem.

Colocar em exercício suas qualidades e conhecimento no ambiente do estágio para analisar situações e desenvolver habilidades.

Nós educadores sabemos que não existe nenhuma fórmula de como ensinar, mesmo com toda preparação acadêmica, é um grande desafio ser  professor.

No ambiente escolar, exercemos várias funções além de educador, somos conselheiros, psicólogos, amigos... e estamos sempre a observar a relação que a escola tem na vida do aluno, e estamos sempre em observação servindo de exemplo para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (179.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com