TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação e Empreendedorismo Social

Por:   •  15/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4
  1.  IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

NOME DO PROJETO: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PROPONENTE: DHIENIFER PIRES RIOS -  RU 1553356

  1.  APRESENTAÇÃO

É uma instituição sem fins lucrativos, que visa atender pessoas com deficiências físicas, cognitivas ou neurológicas, de qualquer idade que se encontra em situação de vulnerabilidade. Dando apoio não somente ao assistido, mas pra família como um todo e o meio em que vive.

O projeto visa atender o assistido em diversas áreas, oferecendo assistência médica, apoio escolar, com especialistas na área como, neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, pedagogo e psicopedagogo.

O atendimento tem como ponto de partida uma triagem para conhecer sua clientela, suas necessidades individuais, com o objetivo de encaminhar indivíduo ao atendimento que mais seja apropriado e necessário.

Após constatar as necessidades o assistido terá acompanhamento neurológico, psicológico entre outros. No caso da criança, a mesmo contará com apoio escolar com pedagogos e psicopedagogos.

Também contaremos com um assistente social que caso seja preciso estará auxiliando esse assistido e sua família em diversas situações, como por exemplo, o direito a benefícios, entre outros.

O projeto contará com um espaço, com computadores e recursos tecnológicos.

  1.  JUSTIFICATIVA

O projeto nasceu ao perceber que se trata de uma cidade bem pequena, com poucos habitantes, que apesar de ser uma cidade turística, os moradores especialmente as pessoas com deficiência, muitas vezes dispões de poucos recursos ou quase nenhum em diversas áreas, como saúde, educação e lazer. Ao constatar que durante a semana as pessoas que moram, vivem e trabalham ali não tem acesso a muitas coisas, uma delas um centro especilizado ou atendimento voltado para pessoas com deficiências que embora em um número bem reduzido devido aos poucos habitantes, elas existem, seja com deficiências físicas, neurológicas entre outras situações como portadores de Síndrome de Down e Autismo por exemplo.

O projeto tem como propósito atender essas pessoas, identificar a dificuldade e necessidade de cada um e oferecer um atendimento mais específico e especializado. Como por exemplo, apesar de terem direito muitas Pessoas Com Deficiência não recebem o benefício, uma das idéias é junto com o assistente social, estar auxiliando para que cada um consiga se beneficiar do que por lei lhe é concedido. Pretende se oferecer atendimento como fisioterapia, psicólogo, apoio escolar, etc.

Dessa maneira visamos conquistar direitos e acessos iguais para todos, que mesmo dentro de suas limitações as pessoas com deficiências possam participar de maneira ativa na sociedade e também estar usufruindo o que é direito por lei.

  1. OBJETIVO

4.1 GERAL

Implantar na cidade um projeto que atenda a necessidade de todos sobre tudo daqueles que não tem acesso a muitas coisas devido suas limitações e /ou falta de informação.

4.2 ESPECÍFCO

Inserir de forma ativa as PCD’s na sociedade e no meio em que vive, proporcionar a todos o acesso a tecnologia, lazer, assistência médica, apoio psicológico individual e pra família, oferecer assistência social, criar ações contra discriminação, incentivar a conscientização e a importância do apoio as PCD’s e a socialização dos mesmos.

  1. META

Pretende se atender todas as pessoas que apresentem algum tipo de deficiência, em qualquer faixa de idade, sendo homens, mulheres e crianças. Não será preciso nenhum tipo de comprovação de renda para se tornar um assistido da Associação de Pais e Amigos com Deficiência, todos terão direito.

O projeto será desenvolvido em um espaço público que contará com apoio financeiro da Prefeitura da cidade, alguns empresários e também estará em parceria com o Sistema Único de Saúde.

  1. METODOLOGIA

Será feita uma pesquisa de campo, nessa pesquisa será levantado o número de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, quantas pessoas moram na casa, renda familiar, o tipo de deficiência que a pessoa apresenta, se faz algum tipo de tratamento ou atendimento, ou uso de medicamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (776.9 Kb)   docx (685.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com