TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Integração escola e comunidade

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

                           [pic 1]

 

 

LICENCIATURA EM MATEMATICA

 

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1 – RELATORIO DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA E DA

COMUNIDADE

ALUNOS: PEDRO HENRIQUE FERNANDES   RA:1703347

ACRELÂNDIA ACRE 26 DE MARÇO DE 2018

       

NOME: Escola Estadual Marcílio Pontes Dos Santos

ENDEREÇO: Rua Rio de Janeiro Nº1704

TELEFONE: (68) 3235-1325

INSTITUIÇÃO MANTENEDORA: Governo do Estado do Acre

A escola estadual Marcílio Pontes dos Santos foi construída pelo governo do estado do Acre, no município de Acrelândia e foi inaugurada no dia 10 de dezembro de 1988 pelo governador da época Orleir Messias Cameli.

Sua localização é de fácil acesso para seus alunos, é situada em uma rua pavimentada no centro da cidade. Seu espaço físico está de acordo com as necessidades, pois a escola atende o ensino regular e educação de jovens e adultos, (EJA). Possui quatorze salas do ensino regular e quatro da (EJA). Trabalha projetos como (UCA) onde cada aluno é contemplado com um computador e o projeto Ensino Médio. AC todos os alunos do terceiro ano foram contemplados com um net book para desenvolverem melhor suas atividades e seu aprendizado.  

Ferramentas que como pude perceber são pouco utilizadas pelos professores e funcionários da instituição, um projeto tão inovador poderia ser mais bem desenvolvido; também temos a feira cultural no mês de agosto e Feira do Conhecimento em setembro e Gincana Solidária no mês de outubro.

Em seu espaço oferece aos alunos, oito salas de aula, uma cantina com espaço para merenda escolar, banheiros espaçosos, uma biblioteca bastante equipada onde os alunos realizam seus trabalhos e utilizam os livros nas aulas diárias, uma sala com laboratório de química, laboratório de informática  onde são realizados os trabalhos de pesquisa , sala específica para a coordenação e direção da escola, recepção, sala para o planejamento dos professores e uma quadra de esporte que é usada para as aulas de educação física e alguns eventos desenvolvidos pela escola.

A gestão escolar é formada por uma equipe de professores escolhidos pelos pais e pelos próprios alunos em eleição que acontece a cada quatro anos. Hoje, ela é composta pelo diretor Francisco Guedes, a coordenadora de ensino Paula Torres da Cruz Santos e pelo coordenador administrativo Eudes Carlos Caetano de Souza. A escola dispõe de um conselho escolar, que participa das decisões tomadas por ela e fiscaliza seus gastos e é formado pelo presidente, um representante de alunos, um pai, um professor e um funcionário de apoio. A escola não possui grêmio estudantil.

No ano de 2014, são 650 estudantes matriculados. Dentre esses, 40% moram na zona rural e utilizam o transporte escolar que o governo do estado disponibiliza para garantir o acesso dos alunos à escola, e 60% são da zona urbana e funciona em três turnos, matutino vespertino e noturno.

Para desenvolver as atividades escolares há uma necessidade de um quadro de lotação com vinte professores, que são contratados pelo governo do estado e cada professor cumpre uma carga horária de 40 horas semanais, sendo que são 32 horas semanais em sala de aula e as outras 08 são destinadas a reuniões e planejamentos. O coordenador pedagógico é o responsável para organizar o planejamento de ensino da instituição, que sempre é feito no começo do ano letivo, onde os professores se reúnem durante as duas semanas que antecede o início das aulas.

 Esse planejamento é focado nos conteúdos que serão repassados aos alunos em sala de aula, durante os dias que se seguem os professores se reúnem a cada quinze dias para uma reavaliação dos conteúdos e da metodologia usada na aplicação do conteúdo até o cumprimento dos 200 dias letivos.

Todo conteúdo trabalhado em sala de aula com os alunos é avaliado diariamente sendo que a recuperação é contínua e é feita de acordo com cada conteúdo aplicado. A comunicação entre a escola e a família dos alunos se dá, através de reuniões de pais e mestres que acontecem ao final de cada bimestre. Nessa ocasião os pais são avisados dos acontecimentos cotidianos e tem a oportunidade de conversar com os professores de seus filhos, que por sua vez apresenta as áreas em que o aluno apresenta dificuldade e pede o auxílio do pai para estar ajudando o filho em casa.

Quando acontece algum problema mais grave com um aluno, o pai é chamado na escola novamente, por um convite direcionado a ele em particular, onde é colocado o problema e juntos decidem como resolver; daí a importância dos pais serem presentes na vida escolar dos filhos, porém a comunidade não tem o hábito de ir à escola, somente quando acontece algum evento desenvolvido e é feito um convite geral é que ela participa. As informações sobre o aprendizado dos alunos acontecem das seguintes formas; através de avaliação interna e externa, através do ENEM E CEAP e os simulados dentro da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com