TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática pedagógica e o estágio supervisionado.

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

Diagnóstico escolar:

O Colégio Estadual Professora Glorita Portugal foi fundado no dia 12 de Setembro de 1984 no mandato do então Governador do Estado João Alves Filho, através do Decreto n° 6.500, nesse período o colégio limitava-se apenas a oferecer aulas de reforço. Em 1985, iniciou o pré-escolar e o 1° grau. Na época a escola contava com 17 salas de aula, uma sala de professores, uma sala para a secretaria, um almoxarifado e a cozinha. A Resolução n° 350/91, de 26/12/91 CEE autorizou o funcionamento do 1° grau (1ª a 8ª série) da instituição e o seu reconhecimento se fez através da Resolução n° 055/97 de 02/10/97 do CEE.

No ano de 1988, com o professor Durval José da Silva à frente da direção, o colégio passou a oferecer outras modalidades de ensino com a implantação do curso de Magistério para o 1° grau e Técnico em Contabilidade com autorização de funcionamento sob Resolução n° 351/91 de 26/12/91 do CEE e reconhecido através da Resolução n° 037/96 de 18/04/96 CEE, que permaneceram até o ano de 1998.

Na administração do prof° Williams Francisco Freire foi implementado o ensino Médio regular que teve sua autorização de funcionamento através da Resolução n° 072/03 de 16 de outubro de 2003 do CEE e reconhecimento do ensino médio com a Resolução n° 031/07 de 15/02/07 CEE. Durante um determinado período o colégio retirou gradativamente o ensino fundamental, mas a partir de 2005 na direção do prof° João Adolfo foi retomada a oferta do ensino fundamental maior como forma de reduzir a evasão escolar que vinha sendo observada. A atual diretora nomeada chama-se Ivys Soares Santos.

Atualmente se encontram matriculados no Colégio nos três turnos um total de 1.439 alunos distribuídos em 46 turmas. Pela manhã estão matriculados no ensino fundamental 247 alunos, no vespertino 380 e no período da noite 80 alunos. No ensino médio há um total de 732 alunos matriculados, sendo que pela manhã há 263 alunos, à tarde 152 alunos, e à noite 317 alunos. O Colégio não possui turmas para alunos com necessidades especiais nem o ensino para jovens e adultos – EJA. A procedência dos alunos se da no entorno da escola, pois moram em bairros e localidades próximas como Rosa Elze, Conjunto Eduardo Gomes, Tijuca, Luiz Alves, etc.

No quadro de funcionários podem ser encontrados 60 professores que possuem graduação, especialização ou mestrado como formação, sendo que seis deles são da área de geografia possuindo cada um uma carga horária básica de 25 horas semanais, dois coordenadores (no turno matutino e noturno), três orientadores (um por turno), uma diretora, uma secretária e mais 43 pessoas que compõem a equipe de apoio administrativo. Os professores possuem carga horária máxima de 200h/mês e carga horária mínima de 120h/mês. O quadro de professores atualmente encontra-se incompleto, estando sem professores as disciplinas de matemática, inglês, artes, religião e ciências.

Apesar de o Colégio ter sido construído na década de 1980 seu espaço físico apresenta-se preservado, tendo a sua ultima reforma geral acontecido no ano de 2002. O colégio ocupa uma área de aproximadamente 6.120m2, porém, sua área construída só é de 3.017m2, neste espaço encontram-se dezesseis salas de aula, uma biblioteca que funciona no turno matutino e vespertino onde os alunos podem ter acesso nos horários livres das aulas, um laboratório de informática, um laboratório de ciências, uma sala de multimídia, que podem ser utilizados através de agendamento prévio na secretaria sempre com o acompanhamento de um professor, sendo a frequência de uso desses ambientes considerada alta, uma quadra de esportes, quinze sanitários, uma secretaria, uma diretoria, uma sala de professores, estacionamento, cantina, cozinha, uma sala de coordenação, um almoxarifado, uma sala de arquivo e uma dispensa. Existem horários estabelecidos para o lanche e refeições, que é o mesmo horário do intervalo das aulas: 9h30, 15h30 e 20h20. A cozinha possui um cardápio e o número de merendeiras é distribuído por turnos, sendo três merendeiras pela manhã, três pela tarde e duas pela noite.

As salas de aula do Colégio comportam aproximadamente trinta e cinco alunos e suas carteiras são do tipo mesa e cadeira e ficam dispostas em fileiras todas voltadas para frente em direção ao quadro. Sua ventilação merece atenção, pois as salas possuem apenas um ventilador que fica localizado logo acima do quadro o que só amenizava o calor dos que sentam nas primeiras carteiras, a sensação térmica só é minimizada por conta dos cobrogós que todas as salas possuem facilitando assim a circulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com