TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

licenciatura em geografia

maria da conceição souza da silva

TÊNDENCIAS PEDAGOGICAS

[pic 4]

BREVES

2016

MARIA DA conceição souza da silva

TENDENCIAS PEDAGOGICAS

Trabalho apresentado ao Curso licenciatura em geografia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico,Organização do trabalho pedagógico,Psicologia da Educação da aprendizagem,Seminário da Prática II, Educação a Distância. Prof. Mari Clair Moro, Marlizete C. B. Steinle,Regina Célia Adamuz,Reinaldo B. Nishikawa . Tuttor eletronico: colocar o nome do tutor eletronico

BREVES-PA

2016

INTRODUÇÃO

                        As tendências pedagógicas, existem para auxiliar e orientar o trabalho no dia-a-dia dos educadores, para que eles possam ser profissionais com mas conhecimentos necessários, para exercer sua profissão com muitos objetivos e recursos de avaliação e aprendizagem para os educandos,de acordo com José Carlos                                                   Líbâneo as tendências pedagógicas estão divididas em tendências pedagógicas liberais  e progressistas essas teorias se fundamentam em um saber cientifíco e práti-co, onde professores e alunos se envolvam nessas toerias pedagógicas de forma clara  e objetiva. As tendências pedagógicas nos dizeres de Dermeval Saviani estáo situadas em duas grandes  tendências: Na primeira o problema se traduzia  “como ensinar”, cuja resposta consistia na tentativa de se formular métodos de ensino. Já na segunda tendência o problema fundamental se traduz pela pergunta “como aprender”, o eu levou generalização do lema “aprender a aprender”.

DESENVOLVIMENTO

 As tendências pedagógicas liberais; esta consiste em atribuir as instituições escolar e democrática que a sociedade considera importante principalmente conheci- mento que os educadores podem acumular e repassar para os educandos.Conforme Edilane Vagula et al:(2014,p.3)

A padagogia a finalidade da escola  como formadora de alunos aptos a exercerem seu papel social, destacando sua finalidade em reproduzir os saberes acumulados de geração a geração, destacando o respeito as aptidões dos alunos e enfatizando um ensino não crítico.                                                  

                                                                                                                                               

E na tendência liberal tradicional, esta resistiu ao longo do ano e coloca o aluno diante do conhecimento acumulado pela humanidade e hoje essa tendencia é presente em nossa unidade escolar.                                                                                                                                      

 Seu papel é difundir a instrução, transmitir conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente. O mestre-escola será o artíficie dessa grande obra. Ascola se organiza, pois como uma agencia centrada no professor, o qual transmite,segundo uma gradação lógica, o acervo cultural aos alunos a este cabe assimilar os conhecimentos que lhe são transmitidos.(Dermeval Saviani,p.6)

Na progressivista é conhecida como escola nova tem o desenvolvimento das aptidões individuais, nessa perspectiva, o indivíduo é considerado o centro de todo o processo de ensino, nessa escola nova os alunos são sujeitos ativos onde a aprendizagem recai sobre as necessidades e interesses, aqui devem ser respeitados. Quanto a tendência não-diretiva já estabelece uma relação pedagógica entre professor e aluno e é muito valorizado e respeitada faz com que os alunos se considere capaz de aprender com facilidade o que é posto em sala de aula pelos educadores.“Nessa tendência pedagógica, coloca o aluno como centro do processo ensino aprendizagem, e este deve buscar o desenvolvimento de sua inteligência, caráter e personalidade”. (Edilaine et al 2014 p. 11).O professor predomina a não diretividade na qual ele cria situações de atuação do aluno, ele deve despertar respeito e confiança pelo aluno.  

De acordo com essa tendência tecnicista, a escola exerce priorização de objetivos, para Edilane Vagula et  al 2014 p.13.

Ocorre a ênfase na individualização do ensino, através de técnicas específicas como a instrução programada. Avaliação consiste na verificação do que o aluno aprendeu face aos objetivos propostos, verificação do seu comportamento final que deve obedecer ao cumprimento rígido do programa de ensino.

                                                                                                                                               

Na verdade a pedagogia tecnicista as situações anteriores se inverte esse processo define que os educadores e educandos devem fazer, como  e quando farão. Nesse contexto teórico a pedagogia tecnicista é elemento principal passa a ser organizado onde professor e aluno interagem de forma objetiva e imparcial.                                            

 Se na pedagogia tradicional a iniciativa cabia ao professor e se na pedagogia nova a iniciativa deslocou-se para o aluno, na pedagogia tecnicista o elemento principal passou a ser a organização racional dos meios, ocupando professor e aluno posição secundária. A organização do processo converteu-se na garantia da eficiência, compensando e corrigindo as deficiêcias do professor e maximizando os efeitos de sua intervenção.(SAVIANI, p.14)

As têndencias pedagógicas progressistas tem uma análise crítica da realidade, para o posicionamento dos educadores em relação, as contradições para se direcionar de forma adequada nas questões educacionais e divide-se em: libertadora, libertária, e crítico sicial dos contéudos. A padagogia  libertadora possibilita ao aluno uma leitura de mundo mais crítica e transformadora e facilita o trabalho em grupo, debates, relatos de experiências, a parte  dos temas geradores. (SAVIANI p.36)

Convencionou-se denominar de “pedagogia libertadora” a concepção pedagógica cuja matriz remete ideias de Paulo Freire.Sua inspiração filosófica se encontra no personalismo cristão e na fenomenologia existencial. Como se trata de correntes que, como o pragmatismo, se inserem na concepção humanista moderna de filosofia de educação, a pedagogia libertadora mantem vários pontos de contatos com a pedago- gia renovadora, tambem ela valoriza os interesses e iniciativa dos educandos sobre os conhecimentos sistematizados. Mas diferentemen-te do movimento escola novista, a pedagogia libertadora põe no centro do trabalho educativo, temas e problemas, polícos e sociais, entendendo que o papel da educação é fundamentalmente, abrir caminhos para libertação dos oprimidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com