TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 7

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

INTRODUÇÃO

ASSESSORIA E CONSULTORIA:

CONSULTORIA E ASSESSORIA:

ASSESSORIA: Tipo de serviço prestado por Pessoa Natural ou Pessoa Jurídica que envolve uma contratação temporária da mão de obra.

CONSULTORIA: Um tipo de serviço prestado em que geralmente uma Pessoa Natural ou Jurídica (pessoa física ou empresa) te ajuda a desenvolver uma ideia, a elaborar uma solução, encaminhar um processo, estudar uma situação ou qualquer processo que, basicamente, envolva refletir.

ASPECTO CONCEITUAL: tanto a assessoria quanto a consultoria são serviços prestados em geral por um profissional inteirado de saber sobre determinado assunto

Quanto à diferenciação entre assessoria e consultoria podemos observar que há uma pequena diferença em assessorar/consultar, onde o primeiro é identificado como aquele que assessora ou como assistente, adjunto, auxiliar ou ajudante. E consultor é aquele que dá conselhos e pareceres sobre assunto de sua especialidade.

A CONTRIBUIÇÃO DA ASSESSORIA E CONSULTORIA PARA A ATUAÇÃO DE OUTROS ASSISTENTES SOCIAIS.

Os assistentes sociais podem ser excelentes assessores, desde que garantam a sua capacitação profissional continuada, esta, aliás, uma necessidade intrínseca para atuação competente em qualquer área de trabalho. A formação profissional e a experiência possibilitam, especialmente, um domínio sobre as políticas sociais e de práticas educativas com a população. Se observarmos a atual lei de regulamentação da profissão, Lei n. 8.662/1993 poderá identificar o exercício da assessoria/consultoria como uma atribuição privativa do assistente social e também como uma competência desse profissional: O assistente social é tido como profissional capacitado, privilegiando uma influência equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, investigativa, por meio de pesquisa e análises da realidade social, atuando na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais.

Em especial, apontar as possibilidades que essas estratégias indicam para o nosso exercício profissional, tanto na busca de qualificação do trabalho que realizamos como para as possibilidades de assessoria que podemos desenvolver. A assessoria pode ser vista como uma forma de acompanhamento e monitoramento de uma determinada demanda, junto a um grupo ou vários grupos que a executam, em que o assessor normalmente não tem vínculo permanente com o local da prestação e realização do serviço.

ASSESSORIA, CONSULTORIA OU SUPERVISÃO PROFISSIONAL PARA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS INDIVÍDUOS.

Para a execução de uma assessoria, faz-se necessária clareza acerca de quais são os objetivos pretendidos pelos de mandatários da organização que a solicita. Também é preciso conhecer a organização a fim de tornar possível um processo de trabalho investigativo e interventivo com retorno para a qualificação profissional de todos os envolvidos. Para a realização, os profissionais devem ter como habilidades: negociação, atualização e aprimoramento teóricos constantes, habilidade com apropriação e manejo da informática, iniciativa, espírito de liderança, criatividade, bom relacionamento interpessoal da equipe e interdisciplinar em permanente desenvolvimento. “Deve contribuir para a leitura da realidade, o que facilita traçar o planejamento” Assessoria pode ser considerada, apesar da incipiência de sua utilização como instrumento ou atividade da categoria profissional, um novo espaço de intervenção do Serviço Social. A atividade antecipa, portanto, uma constante capacitação do assessor, uma leitura continuada da conjuntura e a capacidade de apresentar de forma aberta as suas proposições, estabelecendo uma crítica como forma de trocar ideias.

ASSISTÊNCIA EM SERVIÇO SOCIAL Á GESTÃO DE POLÍTICA SOCIAIS:

A gestão pública tem por finalidade o planejamento democrático dos serviços para a prestação dos mesmos com qualidade, com objetivo de atendimento às demandas que lhes são requeridas pela sociedade, visando garantir a cidadania e a dignidade da pessoa humana. Os assistentes sociais na gestão pública atuam como articuladores e negociadores dos interesses das classes subalternas por intermédio do Estado para atender e responder de maneira efetiva as condições essenciais ao exercício da cidadania. É preciso repensar a igualdade onde a cidadania se faz presente individualmente ou em grupos e nos distingue dos outros concidadãos. Tal realidade nos levou a uma nova situação, onde os espaços de relação em que o conflito não surge como um obstáculo à reinvenção das comunidades, mas como terreno onde o contrato social é o objetivo da emancipação da diferença.

Numa sociedade de consumo, quem comanda é o capital e o fluxo de dinheiro, trazendo maior importância ao indivíduo pelo que ele tem e não pelo que realmente é. Existem vários grupos culturais que possuem os mesmos valores universais e os mesmos padrões de comportamento. Concordamos com a diferença que nós próprios criamos, nos tornando desiguais. A problemática diferença pode ser considerada ameaças ou oportunidade. Ameaça quando o risco é priorizar o individual e oportunidade, ao colocar a educação nos projetos globais dos indivíduos de responsabilização do Estado e dos grupos. Concordamos que gerir as políticas sociais é lidar com as diferenças do mundo, onde numa sociedade globalizada, estamos condenados a viver juntos.

Carta proposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com