TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Praticas que agridam e não agridam o meio ambiente

Por:   •  30/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

Praticas extrativa que agridam e que não agridam o meio ambiente        

Matéria : Geografia

                            

  Índice

Introdução-parágrafo 1: o que eu aprendi com este trabalho e sobre o que eu falarei nele

Desinvolvimento- parágrafo 1: o que é extrativismo

Parágrafo 2: forma de extrativismo vegetal

Parágrafo 3: forma de extrativismo animal

Parágrafo 4: forma de extrativismo mineral

Parágrafo 5: extrativismo não poluente

Parágrafo 6: extrativismo poluente

Bibliografia : mostra as fontes do conteúdo do trabalho

Introdução

        Nesse   trabalho eu falarei sobre praticas extrativas que agridem e que não agride o meio-ambiente . Eu pretendo com este trabalho aprender muito mais  sobre praticas extrativas  . E sobre o que é extrativismo, e que existe uma forma de extrativismo ruim que é poluente e outra forma boa que pelo contrario da outra forma não poluente

                     

                                       Desenvolvimento

  A atividade extrativista consiste em extrair ou retirar recursos naturais em sua forma original com fins lucrativos ou simplesmente para subsistência. A atividade extrativista está dividida em três tipos distintos: a extração vegetal, animal e mineral. 

   A atividade do extrativismo vegetal . Esse tipo de atividade é bastante utilizado  no Brasil, principalmente na região norte, na floresta Amazônica é extraído madeiras, castanha-do-pará, látex da seringueira, açaí e muitos outros, além do nordeste que extrai carnaúba e babaçu. 

   A atividade extrativista animal executa a pesca e a caça, tais procedimentos em animais silvestres como jacarés, onças, macacos e pássaros são protegidos pela lei federal, mesmo assim ainda é uma prática que ocorre freqüentemente e de forma ilegal. A pesca não é uma atividade ilegal e sua exploração é relativamente modesta, uma vez que o país possui uma grande riqueza em litorais e rios. Isso é explicado pelo fato do baixo consumo de pescado no país, que é de aproximadamente 6,4 quilos por habitante no período de um ano, no Japão o consumo é de 52 quilos por pessoa ao ano.                                                                                                 

 A atividade extrativista mineral extrai ou retira recursos de origem mineral, esses são encontrados no subsolo, ness modo a execução é chamada de garimpo, pois se desenvolve de forma tradicional com equipamentos. Em território brasileiro essa atividade acontece nas margens dos rios e córregos, especialmente na região norte e centro-oeste, , sobretudo, pedras preciosas como ouro, diamantes, esmeralda entre outros minérios.

   O extrativismo pode ser definido como um modo de obter recursos (e.g., alimentos e matérias-primas) por meios ou sob circunstâncias tais que dispensam as atividades e os custos do cultivo prévio. Nesse sentido, o lema geral do extrativismo bem poderia ser “colhendo sem plantar”; em contraste, por exemplo, com o famoso mote da agricultura tradicional, “colhe-se o que se planta”. No Brasil, o extrativismo foi institucionalizado como instrumento de política ambiental em 1989 e, desde então, as chamadas reservas extrativistas passaram a ser tuteladas como unidades de conservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com