TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Por:   •  28/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

              CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Disciplina

GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA

Professor

MAURO SERGIO DE FRANÇA

Docentes

                     VÂNIA LÚCIA BORGES

ADEMILSOM RAMOS

ALDECIDES DE AQUINO SILVA

MARIA ALDEIDE MARTINS DE OLIVEIRA

Polo

             UAB – AGUA - MT                              Data   05/06/2020

Vânia Lúcia Borges

                                          Água Boa/MT

                                               2020

RESENHA CRÍTICA

Tema: Guerra Fria

A Guerra Fria apresenta como um desacordo em busca de poder das partes por um lado estados Unidos por outro lado a União Soviética ambos apelavam pela as forças profundas de (1939-1945) que veio com mais forças após a 2º guerra mundial as ideologias e a economia abalada buscando a reestruturação de modo que a pressão continuou de ambos os lados. Por conta dessa diferenças ambos os países trabalhavam em busca de mais e mais armamentos se preparando para um novo combate se necessário fosse. Buscando conquistar os espaços com maior influencias econômicas e armamentistas. Os EUA assumiram a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.

A União Soviética queria expandir o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social e econômicas as pessoa mais pobres, a tempo que os Estados Unidos tentavam influenciar conquistando outros países com o sistema capitalista que se baseava na democracia e na economia de mercado formal. Depois de 1945, o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear.

 Por constituir-se em ferramenta para uma nova estratégia de contenção por parte dos Estados Unidos, evidentemente que o paradigma do choque das civilizações traz consequências inclusive para países como o Brasil. Aliás, já há indicativos nesse sentido, como no caso das exportações da indústria militar brasileira para o Oriente Médio, diretamente atingidas por conta de constantes “pressões” dos Estados Unidos que ameaçam incluir o Brasil numa “lista negra” de países que não teriam acesso a tecnologias norte-americanas consideradas sensíveis Até mesmo o Brasil foi intimidado pelo os Estados Unidos quando
 foi propostos, para reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente em meio a tantos prejuízo a população. Por sua vez, a origem dos desentendimentos entre EUA e URSS está relacionada com os acordos entre os países vencedores da Grande Guerra antes mesmo dela ter terminado ficando a população com dificuldade para lidar com o a situação. As Conferências de Yalta (fevereiro de 1945) e de Potsdam (julho de 1945 – a guerra só terminou em agosto de 1945), em vários pronunciamentos, criticava a URSS, expressando a necessidade de conter o avanço do comunismo no mundo, declarando o confronto ideológico entre as duas superpotência e doutrinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (301.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com