TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Básicos da Concepção de Sistemas Mecatrônicos

Por:   •  1/4/2015  •  Tese  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

1- Elaboração do tema do projeto interdisciplinar - Automação baseada em B2B Micro controladores. Conceitos, definições, aplicações e funções. Introdução mecatrônica. Concepção de Sistemas Mecatrônicos Concepção de sistemas mecatrônicos.

1.1- Conceitos Básicos da Concepção de Sistemas Mecatrônicos.

A mecatrônica envolve a integração concorrente das áreas de mecânica, eletroeletrônica, ciência da computação e controle, devendo extrair de mais adequado em cada uma das áreas. As mecatrônicas contem a combinação adequada de materiais, mecanismos, sensores, atuadores, eletrônicos e processamento digital, com vista a obter em um projeto flexibilidade, sistemas mecânicos mais simples, com custo reduzido e facilidade em introduzir modificações. A engenharia mecânica tem como objetivo final o atendimento de uma necessidade humana, com vista a proporcionar conforto, bem-estar e segurança. Essa engenharia atende por meio da concepção (projeto e construção) de sistemas mecânicos, onde visa suprir as necessidades que envolvem as grandezas mecânicas, como forma, posição, velocidade, pressão, temperatura etc. No entanto um sistema mecânico poderá ser executado de modo diferente, dependo da necessidade. Assim um sistema mecânico pode se adaptar a novas exigências, depende de como ele foi projetado. Nesse sentido, podem-se identificar duas concepções básicas em sistemas mecânicos existentes, como sistema mecânico passivo e sistema mecânico ativo.

1.2- Diferença entre Sistema Biológico e Sistema Mecatrônicos.

1.2.1- Sistema biológico é um sistema orgânico, ou seja, é um grupo de órgãos que juntos executam determinada tarefa. Alguns sistemas comuns, como aqueles presentes em mamíferos e outros animais, e vistos na anatomia humana, são aqueles como o sistema circulatório, o sistema respiratório, o sistema nervoso, etc. exemplo :

 Conhecimento

 Órgãos dos sentimentos

 Membros inferiores e superiores

 Sistema nervoso central

 Alimentação

 Sistema sanguíneo

 Esqueleto

1.2.2- O sistema mecatrônico é um sistema que contem a combinação adequada de materiais e mecanismos para execução de determinada tarefa, que são:

 Computador , CLP ( Controlador lógico programável)

 Software e Base de Dados

 Sensores

 Atuadores, cilindros , Gamas

 Rede de Comunicação, Transmissão de Dados

 Energia do Sistema , ar, eletricidade e Óleo

 Condutores de energia, tubos, cabeamento estruturado

 Estrutura mecânica

Do aspecto funcional, os sistemas de automação industrial podem ser divididos de acordo com os vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com