TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdos e Metodologia de Geografia

Por:   •  25/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Livro: Conteúdos e Metodologia de Geografia                 Unidade 06

Indagação e Busca                                                           Pag. 88

4º Ano Desenvolvimento do Conceito de Espaço (específico da série)

- orientação espacial: pontos cardiais

- o espaço escolar segundo os pontos cardeais

- o espaço em movimento

Direção e Caminho

Para ir de um lugar a outro, precisamos saber nos orientar. Desde o início da Historia, os grupos humanos usaram elementos da paisagem para se orientar e reconhecer os lugares. Para se localizar em terra, escolhiam pontos de referência, como uma pedra grande, um rio ou uma montanha. Para encontrar o rumo no oceano, os antigos se orientavam pelos astros.

Ainda hoje os elementos da paisagem sevem de pontos de referência.

1- Leia o texto a seguir e veja como o pai de Fred ensinou-lhe o caminho de casa para a escola.

        - Hoje estou fazendo exatamente o trajeto do ônibus que você terá que pegar para ir à escola. Olhe: ali é o ponto onde você deve pegá-lo. Mas isso você já sabe, não é?

        - Fiz que sim com a cabeça, pois já tinha ido de ônibus ao centro com minha mãe outras vezes. Meu pai continuou:

        - Preste atenção em alguns pontos importantes que vão servir de referência. Vamos andar cinco quarteirões desta pracinha, vamos entrar à esquerda. Você vai ver a prédio da Prefeitura, a Central dos Correios, o Teatro Municipal e a sede do jornal Tempos Modernos. Já estamos bem perto da sua escola. [...]

        Demos a volta pela praça e continuamos nosso caminho. Reconheci o prédio da Prefeitura e outros. [...]

        - Dois quarteirões depois do jornal, quando o ônibus chegar perto da banca de revista, você dá o sinal e desce ali naquele ponto. Aí é só subir mais dois quarteirões até a escola. [...]

2- De acordo com o texto, o pai de Fred indicou ao filho alguns pontos de referência para ele ir de casa até a escola de ônibus.

  1. Quais foram os elementos urbanos utilizados para ensinar esse trajeto? Anotei-os no caderno.
  2. Relembre o caminho que você faz da sua casa até a escola. Se você precisasse ensinar esse caminho para algum amigo, quais os pontos de referência que usaria? Anote no caderno.

3- Mas como se orientar quando não se conhece o lugar ou quando não há pontos de referência? Para responder a essa pergunta, leia o texto a seguir com a professora e com os colegas.

Há milhares de anos, observando o céu, as pessoas notaram que o Sol aparece toda manhã mais ou menos no mesmo ponto e desaparece ao entardecer no lado aposto, O ponto onde o Sol aparece de manhã foi chamado leste, e o ponto onde ele desaparece foi chamado oeste. A partir desses dois pontos foram marcados outros dois, o norte e o sul. Estes quatro pontos de orientação – norte, sul, leste e oeste – são chamados pontos cardeais. Eles são indicados pelas abreviaturas:   norte – N         sul – S           leste – L           oeste – O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com