TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Visando o Âmago da Região

Por:   •  11/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 2

Samuel Fialho

Resumo: Visando o âmago da região

"Visando o âmago da região" é um texto escrito por Nigel Thrift que explora as nuances e complexidades do conceito de região na geografia. O autor discute como a noção tradicional de região como uma área delimitada por características físicas e culturais específicas está evoluindo para uma compreensão mais dinâmica e fluida.

Thrift argumenta que, historicamente, as regiões foram definidas por fronteiras geográficas e traços distintivos, como clima, relevo e características culturais. No entanto, ele ressalta que essa visão está se tornando obsoleta à medida que o mundo passa por mudanças rápidas e interconectadas. A globalização, as tecnologias de comunicação e os fluxos de capital estão transformando as noções tradicionais de espaço e lugar.

O autor introduz o conceito de "regiões não-triviais", que são áreas em constante transformação, desafiando as definições estáticas de região. Thrift enfatiza a importância de considerar não apenas as características fixas de um lugar, mas também os processos dinâmicos que ocorrem dentro dele. Ele destaca a fluidez das fronteiras e a interconexão entre diferentes áreas geográficas.

Thrift também explora a ideia de "regiões móveis", referindo-se à capacidade das regiões de se reconfigurarem e se adaptarem em resposta a diferentes influências. Isso está intimamente ligado à ideia de que as regiões não são entidades isoladas, mas sim parte de redes e sistemas complexos que abrangem várias escalas geográficas.

O autor sugere que a compreensão das regiões deve incluir uma análise das conexões globais que moldam a identidade e a dinâmica de um lugar. Ele enfatiza a importância de abordar as regiões de maneira multidimensional, considerando fatores econômicos, sociais, culturais e políticos.

Em suma, "Visando o âmago da região" de Nigel Thrift oferece uma visão crítica e atualizada do conceito de região na geografia. O texto desafia as concepções tradicionais de região como entidades estáticas e isoladas, propondo uma abordagem mais dinâmica que considera as interconexões globais, os processos em constante mudança e a adaptabilidade das regiões. Isso reflete a evolução da disciplina geográfica para abraçar a complexidade do mundo contemporâneo.

Thrift é influente na abordagem de geografias mais "radicais" ou "pós-modernas", que buscam ir além das abordagens tradicionais de geografia que focavam principalmente em questões econômicas e políticas. Em vez disso, ele enfatiza a importância das experiências subjetivas, dos sentidos e das emoções das pessoas ao interagirem com seu ambiente. Sua abordagem frequentemente incorpora perspectivas da teoria crítica, filosofia continental e fenomenologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com