TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapas na internet

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Curso de Geografia Licenciatura

MAPAS NA INTERNET

                                                               Paulo Alexandre Carvalho Silva

                                                               Marcos Evangelista Euzébio

                                                   Fabiano Tavares Ferreira

                                                   Eliane Costa

                                                   Bruno César de Carvalho

São João Del Rei / MG

17/09/2015

                                                     

                 

Paulo Alexandre Carvalho Silva

                                Marcos Evangelista Euzébio

                                  Fabiano Tavares Ferreira

                                              Eliane Costa

Bruno César de Carvalho

MAPAS NA INTERNET

Trabalho apresentado na disciplina Prática de Ensino I – Cartografia Escolar do Curso Geografia da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Orientadora: Carla Juscélia de Oliveira Souza

São João Del Rei - MG

17/09/2015

                                                                     SUMÁRIO

  1. Breve histórico............................................................................................4
  2. Estudo de caso...........................................................................................5
  3. O que esperar para o futuro ......................................................................6
  4. Bibliografia..................................................................................................6
  1. Breve Histórico

Durante a historia humana a forma de transmissão de conhecimento desempenhou um importante papel, um exemplo foi a invenção da escrita que marcou o fim da pré-história. Com a escrita, todo conhecimento era transcrito em pergaminhos, porém esses conhecimentos eram apenas acessíveis a uma elite intelectual. No final da idade media e inicio da moderna ocorreu o renascimento das artes e das ciências, período que ocorreu avanços tecnológicos como a impressão mecânica, e desde então os meios de comunicação em massa passaram por uma serie de revoluções, e no auge dessa eficiência e abrangência dos meios de comunicação em massa surgiu à internet, que se definida em um sentido mais simples, é como um sistema de transferência de arquivos entre computadores, podendo conter textos, gráficos imagens, sons, animações, filmes e até programas de computador.

Com todos os recursos oferecidos pelos sistemas da internet, a Geografia não permaneceu alheia ao processo de expansão, utilizando a internet como um importante meio de transmissão de conhecimento geográfico e material cartográfico. Como fonte de pesquisa disponibilizando informações quantitativas, imagens de satélite, mapas, além do extenso material bibliográfico.

Essa ferramenta e relativamente nova, pois os primeiros programas não possibilitavam o uso de imagens nas construções de web sites, foi em 1993 com o lançamento do Browser Mosaic, e 1994 com o HTML 2.0, que foi possível o uso de imagens, posteriormente os novos aplicativos permitindo o desenvolvimento e a criação de mapas com diversas aplicações e animações, porém o interesse de cartógrafos por animações vem desde a década de 50, quando já eram realizados estudos com essa temática.

Nos anos 90 a Cartografia expande seu processo produtivo, em decorrência da rápida evolução das tecnologias digitais, aumentando volume de dados envolvidos na produção cartográfica e tornando acessíveis diversas possibilidades para o mapeamento.

As tecnologias voltadas para cartografia digital se desenvolve na mesma proporção das redes mundiais de computadores, assim com todas as facilidades intrínsecas ao seu uso, incluídos os serviços oferecidos para posicionamento, rotas e visualização de dados geográficos em geral.

Harrower (2004) considera que a internet revolucionou a cartografia devido a quatro fatores básicos: facilidade de distribuição de produtos cartográficos; acesso universal a mapas até então indisponíveis a estes usuários; maior demanda por serviços de mapeamento em geral e surgimento de ferramentas que permitem ao cartógrafo o desenvolvimento de aplicações sob-demanda de forma eficiente e atualizável.

Aplicativos como o Google Earth e Google Maps são exemplos da popularização dos serviços de mapeamento junto aos usuários internet. Estes serviços permitem a criação, desenho em tela e distribuição de dados geoespaciais a partir de uma ou mais fontes de dados remotas. Dentro deste panorama surgiram diversos sítios que disponibilizam mapas na internet, como o do IBGE que conta com mais de 20.000 mapas em seus arquivos.

  1. Estudo de caso

A utilização do Google Maps e Google Earth tem sido uma ferramenta que desperta o interesse dos alunos fora das salas de aula, pois podem ver de uma forma mais real e detalhada, geomorfologia, hidrografia entre outros.

Ao inserir o uso do Google Maps e Google Earth na escola, assim como novas tecnologias, os alunos podem ampliar sua realidade e seus conhecimentos. Assim a escola assume o papel de desempenhar essa aproximação dos alunos com novas tecnologias.

Com a utilização dos recursos de sensoriamento remoto, podemos visualizar os países, cidades, bairros, ruas, entre outras, através de imagens de satélites, que podem ser, associados ao desenvolvimento de diferentes atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com